loading

Sporting: Moutinho, Nani e Tello prestes a renovarem, Soares Franco

Os futebolistas João Moutinho, Nani e Rodrigo Tello devem renovar os seus contratos com o Sporting na próxima semana e, se isso acontecer, não serão transferidos na próxima época, revelou hoje o presidente Filipe Soares Franco.

Na véspera de se completar um ano sobre a sua eleição como presidente do Sporting, Soares Franco reafirmou igualmente a intenção de renovar o contrato com Paulo Bento, com o qual pretende assinar um vínculo ''duradouro'', embora tenha afirmado que ainda não conversou com o treinador sobre o assunto.

Os dirigentes do Sporting estão também em negociações com Custódio e ainda não tomaram decisões quanto a Alecsandro e Leandro Romagnoli, mas, num almoço com jornalistas, Soares Franco reconheceu que o processo de renovação do ''capitão'' está ''mais atrasado'' que os de João Moutinho, Nani e Rodrigo Tello.

Os dois médios internacionais portugueses ainda ''têm mais de um ano de contrato com o Sporting'', pelo que o clube pretende ''aumentar as suas cláusulas de rescisão'', enquanto o defesa/médio internacional chileno termina o vínculo no Verão.

''Nenhum deles fechará contrato antes do jogo com o Benfica (domingo no Estádio da Luz), mas João Moutinho, Nani e Tello deverão fechar na semana seguinte. Custódio está mais atrasado'', disse o líder ''leonino''.

Soares Franco só vai tratar da renovação do contrato com Paulo Bento após o fim do campeonato, a 20 de Maio, ''independentemente de o Sporting ser primeiro, segundo ou terceiro classificado''.

Segundo o presidente, Paulo Bento ''está cansadinho de saber'' quais são as intenções do Sporting a este respeito e de que a sua vontade ''é a de ele continuar'', pois ''as organizações desportivas têm muito a ganhar com a estabilidade interna''.

''Isso só se consegue com um treinador ou um 'manager' que fique agarrado ao clube durante muitos anos'', frisou, adiantando: ''A forma de proteger o treinador é a convicção da Administração de que a estabilidade é boa e de que, tendo uma pessoa com a qualidade e a ética que ele tem, só há que apostar na sua continuidade''.

Segundo Soares Franco, Paulo Bento, até então treinador dos juniores, passou a tomar conta da equipa profissional ''em condições muito especiais'', quando substituiu José Peseiro no início de 2006.

''Mas as oportunidades ou se agarram, ou não. O Paulo Bento e nós sabíamos o risco que corríamos. Eu acreditava que ele podia ser um factor de sucesso, mas na altura não era capaz de adivinhar a importância que ele hoje tem para nós'', disse, considerando que a sua continuidade no cargo não depende da renovação com o técnico.

Embora pretenda um vínculo ''duradouro'' com Paulo Bento, Soares Franco não especificou a sua duração, admitindo apenas que ''tem de ser um contrato justo e equitativo'', o qual pode ir para além do seu mandato, que termina em 2009, tal como deve acontecer com Nani e João Moutinho, pois de outro modo seria ''um péssimo acto de gestão''.

Sublinhando que a SAD apresentou resultados positivos ''pelo sexto trimestre consecutivo'', o presidente do Sporting revelou que o próximo orçamento da sociedade ''está feito e será ligeiramente maior do que o deste ano'', crescendo ''entre oito a 10 por cento'', para um valor em redor dos 22 milhões de euros.

Neste domínio, considerou que é ''fundamental'' a qualificação para a Liga dos Campeões, mas sublinhou que ''não se pode gerir uma empresa com base no imprevisto'', pelo que o Sporting poderá ter de continuar a apostar na ''política de jogadores emprestados''.

''Se não houver dinheiro para comprar bons jogadores, vale a pena continuar na política dos emprestados. Há uma filosofia: o Sporting tem de chegar ao final do ano e a SAD tem que estar equilibrada'', afirmou.

Considerando a renovação do contrato com os seus jogadores ''o grande reforço que o Sporting tem esta época'', Soares Franco assegurou que Nani e João Moutinho continuarão no clube em 2007/08 se prolongarem os seus vínculos, com uma cláusula de rescisão aumentada.

''As renovações com João Moutinho, Nani, Yannick Djaló e Miguel Veloso são reforços. As pessoas têm de entender isso'', disse, adiantando que o caso de Romagnoli é ''um assunto muito mais complicado'', porque envolve ''muito dinheiro'' (dois milhões de euros).

Quanto a contratações, Soares Franco defende que o Sporting ''tem uma política definida e tem de ser coerente até ao fim'', afirmando que ''só vale a pena comprar bom'' e que nenhum jogador será contratado se os dirigentes do clube perceberem que ele irá ''tapar quem está na formação''.

''Quando renovámos com o Liedson, custou-nos muito dinheiro, mas foi criterioso'', disse, apontando o caso do goleador brasileiro como um exemplo de como o Sporting actua no mercado e garantindo que o clube não comprará qualquer jogador para vender camisolas, pois ''não tem o mercado do Real Madrid nem o do Benfica''.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?