Tóquio vai permitir a entrada no país de atletas norte-coreanos para participarem nos Jogos Asiáticos de Inverno, o que representa uma exceção às sanções contra Pyongyang estabelecidas pelo executivo nipónico.
Segundo fontes do governo citadas pela agência Kyodo, o Japão vai levantar o veto de entrada aos cidadãos norte-coreanos para que os atletas e oficiais possam participar na competição que decorre entre 19 e 26 de fevereiro em Sapporo (norte).
O Japão já tinha permitido, no ano passado, a entrada da seleção feminina de futebol norte-coreana para um jogo de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016).
Cerca de duas dezenas de norte-coreanos, incluindo sete atletas, solicitaram autorizações de entrada, confirmaram fontes do comité organizador do evento desportivo à Kyodo.
Espera-se que a delegação da Coreia do Norte chegue a Sapporo, através da China, dias antes da competição.
Um total de 2.000 atletas e oficiais de 32 países e regiões do continente participa nos Jogos Asiáticos de Inverno, segundo a organização.
Em novembro passado, o Conselho de Segurança da ONU reforçou as sanções contra a Coreia do Norte com o objetivo de parar o avanço do programa nuclear do país asiático.
Como complemento a estas medidas, o Governo do Japão decidiu então aumentar as suas sanções contra o regime de Pyongyang.