loading

Benfica-Sporting: Soares Franco espera civismo das claques «leoninas»

O presidente do Sporting falou com as claques do clube sobre o jogo com o Benfica e espera que tenham um ''comportamento civicamente correcto'' no Estádio da Luz, onde os ''leões'' defendem o segundo lugar da Liga de futebol.

''Falei'', admitiu Filipe Soares Franco, quando questionado sobre se tinha abordado com os responsáveis das claques o jogo de domingo, para o qual o seu clube parte com um ponto de vantagem, adiantando: ''O Sporting fala frequentemente com as suas claques. Tem lutado para que as claques cumpram todos os requisitos legais''.

Manifestando a esperança de que ''até ao final da época todas as claques do Sporting estejam legalizadas'', Soares Franco disse esperar ''que se cumpra rigorosamente a lei'' e questionou o Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto (CNVD) sobre as razões por que isso não tem acontecido.

''Isso tem de perguntar à CNVD. A grande preocupação foi fazer uma reunião à pressa depois do Benfica-FC Porto e antes do Benfica- Sporting'', afirmou, perguntando: ''Quantas reuniões fizeram num ano?'' O tema das claques regressou à ordem do dia depois dos incidentes registados em 01 de Abril por ocasião do jogo Benfica-FC Porto (1-1), os mais graves dos quais envolveram os SuperDragões, do FC Porto, e tiveram como balanço três feridos e um detido.

O presidente do Sporting fez ''votos para que não haja incidentes'' no clássico do Estádio da Luz e disse esperar que as claques do seu clube ''se portem de forma civicamente correcta'', pois ''é por isso que o Sporting tem claques e apoia as claques''.

Soares Franco admitiu, no entanto, que não pediu para não serem entoados cânticos ofensivos: ''Há coisas que não vale a pena pedir porque não sou ouvido, mas não vejo qualquer tipo de vantagem em determinados 'slogans' que se ouvem nos estádios. A má-criação e a ofensa não levam ninguém a lado nenhum''.

Na sequência dos incidentes ocorridos no jogo com o FC Porto, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, chegou a admitir não fornecer ao Sporting bilhetes para o encontro de domingo e disse que essa decisão seria única e exclusivamente sua.

Apesar de ter chegado a ser noticiado que os presidentes dos dois clubes se iriam encontrar para discutir o assunto, Soares Franco revelou que só não falou com Luís Filipe Vieira porque o presidente do Benfica esteve uma semana internado, devido a uma pneumonia.

''Mas ele decidiu bem: enviou-nos os bilhetes. E convidou-me para jantar e eu vou jantar com ele'', disse Soares Franco, que espera uma vitória do Sporting num jogo que ''vale seis ou sete milhões de euros'', pois pode significar a qualificação para a Liga dos Campeões, cujas receitas ''têm enorme impacto nas contas dos clubes''.

O líder ''leonino'' acredita que o Sporting ''vai ganhar'' na Luz, porque ''tem a vantagem de estar moralizado, tem uma defesa coesa, um meio-campo muito melhor e avançados que fazem golos'', e pensa que o lisboeta Pedro Henriques ''oferece condições para fazer uma boa arbitragem''.

Sobre esta questão, considerou que ''nem sempre houve bom-senso da Comissão de Arbitragem na nomeação dos árbitros ao longo da época'', mas negou que o Sporting tenha pedido que o escolhido não fosse o leiriense Olegário Benquerença.

''O Sporting não pediu para Olegário Benquerença não ser nomeado, porque não se pronuncia sobre árbitros. Só pediu bom-senso na nomeação'', garantiu.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?