O PSV Eindhoven, liderado pelo ex- treinador do Benfica Ronald Koeman, conquistou hoje de forma sensacional o seu terceiro título consecutivo de campeão holandês de futebol, com uma vantagem de um golo sobre o Ajax.
A formação em que alinha o português Manuel da Costa (não foi hoje utilizado na goleada ao Vitesse por 5-1) partiu para a última ronda na terceira posição, mas acabou por terminar na frente, ultrapassando o Ajax (era segundo) e o AZ Alkmaar (primeiro).
Os comandados de Louis van Gaal tinha tudo a seu favor, já que partiam com seis golos de vantagem sobre o Ajax e sete em relação ao PSV (todos empatados com 72 pontos), mas não conseguiram lidar com a pressão, caindo no reduto do Excelsior por 3-2.
Por seu lado, o Ajax ficou-se por um triunfo por 2-0 no reduto do Willem II, perdendo o campeonato por um golo: o PSV Eindhoven terminou com 50 positivos (75 marcados e 25 sofridos), enquanto o Ajax finalizou com 49 (84 marcados e 35 sofridos).
A tarde foi, assim, de festa em Eindhoven, onde os locais ''despacharam'' o Vitesse por 5-1, com golos de Alex (08 minutos), Jefferson Farfan (10 e 65), Ibrahim Afellay (59) e do veterano Phillip Cocu (77), que acabou por marcar o golo que valeu o título.
Na resposta aos dois primeiros golos dos locais, num Phillips Stadium com 34.000 espectadores, o Vitesse ainda reduziu, aos 13 minutos, por intermédio de Theo Janssen.
O encontro correu bem aos locais, mais ainda pelas notícias que iam chegando dos outros estádios, nomeadamente de Roterdão, onde as coisas cedo se começaram a complicar para o AZ Alkmaar, já que, logo aos 19 minutos, Boy Waterman viu o vermelho directo.
Na transformação da respectiva grande penalidade, Luigi Bruins colocou o Excelsior na frente, mas, escassos três minutos depois, e mesmo em inferioridade numérica, o ''onze'' de Van Gaal restabeleceu a igualdade, por intermédio de Simon Cziommer.
Após o intervalo, os locais voltaram a adiantar-se, por Henrico Drost (60 minutos), mas, uma vez mais, o AZ reagiu e chegou ao empate, por Danny Koevermans (71), vendo as coisas melhorar ainda mais com a expulsão do jogador local René van Dieren (75).
O AZ Alkmaar parecia, agora, ter tudo para chegar ao triunfo e ao título, mas não conseguiu chegar ao terceiro golo e o seu ''sonho'' acabou por morrer nos descontos (94 minutos), quando Johan Voskamp ''selou'' o triunfo dos locais.
Este resultado era também favorável ao Ajax, mas o conjunto de Amesterdão não foi capaz de segurar o golo de vantagem que tinha em relação ao PSV, ao vencer ''apenas'' por 2-0 no reduto do Willem II, com tentos de Urby Emanuelson (19 minutos) e Klaas-Jan Huntelaar (69).
Depois de ter desperdiçado uma enorme vantagem pontual e ter caído da liderança, que ocupou da primeira à penúltima ronda, para o terceiro lugar, o PSV Eindhoven, de Koeman e Manuel da Costa, acabou, assim, por ser o último a ''rir'' e está na Liga dos Campeões.
LUSA