loading

Estudo mostra relação entre prática do futebol e risco de demência

Os futebolistas profissionais são uma classe com elevado risco de desenvolver doenças cerebrais, que podem causar demência, indica um estudo divulgado hoje na revista Acta Neuropathologica.

Estudo mostra relação entre prática do futebol e risco de demência
Futebol 365

O estudo analisou 14 futebolistas aposentados e com sintomas de demência que começaram a jogar futebol na infância ou juventude.

Exames ‘post mortem’ realizados a seis futebolistas mostraram que quatro deles tinham sinais de Encefalopatia Traumática Crónica (CTE), um distúrbio cerebral também observado em antigos praticantes de futebol americano e pugilistas.

Estes dados, recolhidos em 13 futebolistas profissionais e um amador que praticaram futebol durante mais de 25 anos, ficam muito acima da taxa média de 12% encontrada na população em geral.

“As conclusões do nosso estudo mostram uma ligação potencial entre a prática do futebol profissional e a CTE”, disse a diretora do estudo, Helen Ling, do Instituto de Neurologia do University College de Londres.

Helen Ling considerou que “há uma necessidade premente de identificar o risco”, acrescentando: “É necessário um estudo em grande escala, com a cooperação da federação inglesa de futebol (FA) e da FIFA”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?