O Steaua de Bucareste, histórico clube romeno que foi campeão europeu de futebol em 1986, mudou de nome para FCSB, em consequência de uma disputa entre o ministério da Defesa, seu fundador, e Gigi Becali, o atual dono.
"Mudei o nome para FCSB no registo comercial e disso informei a federação e a liga de futebol", disse Becali ao site digisport.ro.
Este é apenas o último episódio de um 'velho' diferendo entre Becali e o ministério. Já em dezembro passado, a instância de recurso tinha privado o clube de utilizar o nome Steaua - que em romeno significa estrela.
O clube, historicamente ligado ao exército, foi fundado em 1947 e sagrou-se por 26 vezes campeão nacional - é o recordista, na Roménia.
Becali realça que o FCSB é "o continuador do Steaua" e que "quem quiser até o pode chamar de Steaua, apesar da licença estar no nome de FCSB".
"Sete mil milhões de juízes, o papa em Roma, as forças da OTAN podem opor-se, mas não podem alterar a situação de fundo", reforçou Becali, que, já em 2015, tinha perdido o direito a utilizar o tradicional estádio, o Ghencea.
Em 2016, o ministério da Defesa anunciou um projeto de raiz para uma nova equipa de futebol, a começar da quarta divisão, com o nome Steaua. Foi também dito que o treinador escolhido é Marius Lacatus, treinador histórico do clube.