loading

UEFA: Sevilha e Espanyol na final, apesar da oposição de Hugo Almeida

O campeão Sevilha FC e o Espanyol de Barcelona, ''carrasco'' do Benfica, asseguraram hoje uma final espanhola na Taça UEFA em futebol, ao vencerem Osasuna e Werder Bremen, que foi eliminado apesar do golo marcado pelo português Hugo Almeida.

Na segunda mão das meias-finais, o Sevilha anulou a derrota (1- 0) sofrida no embate inicial, impondo-se por 2-0 na recepção ao Osasuna, enquanto o Espanyol repetiu o triunfo caseiro (3-0), ao vencer por 2-1 na Alemanha, de pouco valendo o tento solitário do avançado luso.

Os dois vencedores garantiram a primeira final cem por cento espanhola desde que a prova assumiu a designação de Taça UEFA (os precedentes remontam à Taça das Cidades com Feira) e a 14ª com a presença de representantes hispânicos, que ganharam em 10 ocasiões.

O Espanyol, que nos quartos-de-final afastou o Benfica (3-2 em casa e 0-0 no Estádio da Luz), entrou a perder com o ''intruso'' Werder Bremen (a única equipa não espanhola das ''meias''), na sequência do golo madrugador de Hugo Almeida, obtido aos quatro minutos com um longo chapéu ao guarda-redes visitante.

Os germânicos sofreram um duro revés aos 19 minutos, quando o influente avançado Klose foi expulso por acumulação de cartões amarelos, o que permitiu ao Espanyol tomar as rédeas do jogo e virar o resultado na segunda parte, com golos de Coro (50) e Lacruz (60).

Mesmo privado de De La Pena, lesionado, e dos suspensos Moisés e Pandiani (melhor marcador da prova, com 11 tentos), o clube de Barcelona conseguiu repetir o feito de 1988, quando se apurou para a final da Taça UEFA, perdida para os alemães do Bayer de Leverkusen no desempate por grandes penalidades.

Ernesto Valverde, actual treinador do Espanyol, era jogador do clube há 19 anos, e pode rectificar o desaire a 16 de Maio próximo, em Glasgow (Escócia), quando defrontar o Sevilha no jogo decisivo, pois o campeão também conseguiu hoje inverter uma situação desfavorável.

O Sevilha mantém-se na rota da revalidação do troféu depois de anular a desvantagem de um golo trazida de Osasuna, graças aos remates certeiros dos brasileiros Luiz Fabiano, antigo jogador do FC Porto, aos 37 minutos, e Renato, aos 53.

Frente a uma equipa que disputou pela primeira vez uma meia- final europeia, o campeão em título confirmou o favoritismo e continua a reunir condições para se tornar a primeira equipa a revalidar o ''ceptro'' desde 1986, altura em que o Real Madrid conseguiu esse feito.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?