loading

Guimarães: Do Inferno ao Céu pela mão de Cajuda

O Vitória de Guimarães alcançou, hoje, os lugares de subida ao escalão maior do futebol português, depois de ter goleado o Portimonense, em casa, por 6-0, beneficiando igualmente da derrota caseira do Rio Ave.

Guimarães: Do Inferno ao Céu pela mão de Cajuda

Os minhotos estão agora em segundo lugar na Liga de Honra, a três pontos do líder Leixões e com mais um do que o terceiro Rio Ave, quando faltam duas jornadas para o final do campeonato.

Foi em festa que decorreu a tarde no D. Afonso Henriques, que registou o recorde de assistência em jogos da Liga de Honra, com 26.631 pessoas nas bancadas, num cenário que era quase impensável há pouco mais de três meses.

Quando Manuel Cajuda assumiu o comando técnico do Vitória de Guimarães encontrou um clube a passar por um dos momentos mais delicados da sua história, numa época já de si negativa pela despromoção do ano anterior.

A braços com uma crise de resultados e a distanciar-se dos lugares de subida, a saída de Norton de Matos do comando técnico dos minhotos foi inevitável e Manuel Cajuda foi o homem escolhido para a hercúlea tarefa de devolver a equipa da Cidade Berço à primeira divisão.

Depois de duas derrotas consecutivas, que complicaram o arranque de Cajuda, foi o triunfo em Penafiel, a 18 de Fevereiro, que relançou as esperanças dos adeptos vimaranenses.

O Vitória arrancou para uma série imparável de quatro triunfos consecutivos, sobre Olivais e Moscavide, Chaves, Gil Vicente e Santa Clara, para encontrar, no primeiro dia de Abril, o rival directo Leixões, num jogo de alta tensão em Guimarães.

Aí, os minhotos foram incapazes de manter a eficácia, acabando por empatar frente à equipa de Matosinhos, travando a forma imparável que vinham apresentando.

Seguiram-se quatro jogos sem perder, com uma vitória importante, no encontro da jornada passada frente ao Rio Ave, que deixou os minhotos no terceiro posto da prova, à espreita de um deslize dos dois concorrentes directos na luta pela subida.

Face ao tropeção do Rio Ave, e com a esclarecedora vitória desta tarde, por números ainda não alcançados na presente temporada por qualquer outra equipa profissional portuguesa, o Vitória de Guimarães está definitivamente na rota da subida, dependendo apenas de si próprio para regressar ao convívio com os grandes do futebol português.

A decisão está guardada para as duas jornadas que faltam disputar, com a formação de Manuel Cajuda a deslocar-se a Gondomar na próxima ronda, com enchente à vista para o Estádio S. Miguel, terminando a época frente ao Olhanense, em Guimarães, onde pode ser repetida a festa da tarde de hoje, desta feita com celebração definitiva.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?