O FC Porto pode conquistar domingo em Paços de Ferreira o 22º título de campeão português de futebol, mas, se perder e o Sporting vencer em Coimbra, cairá para o segundo lugar, a uma jornada do final.
Para tudo ficar resolvido à 29ª ronda da Liga, os comandados de Jesualdo Ferreira têm de conquistar mais pontos do que os ''leões'', que têm vantagem no confronto directo, mas o empate - junto ao triunfo da Académica - só vale o título se o Benfica não ganhar em Setúbal.
A duas jornadas do fim, o campeão em título FC Porto soma 65 pontos, dependendo em exclusivo de si próprio, contra 62 do Sporting, segundo colocado, e 61 do Benfica, terceiro, sendo estas as três equipas que ainda podem chegar ao título.
Para arrebatarem o ceptro, os ''dragões'' necessitam de somar quatro pontos, enquanto o Sporting precisa que o FC Porto perca três pontos e o Benfica que os ''azuis e brancos'' esbanjem cinco e os ''leões'' cedam um empate, além de vencerem os seus jogos.
Desta forma, também é certo que um triunfo dos líderes na Mata Real deixa, desde logo, o Benfica fora da corrida: neste cenário, só uma vitória do Sporting adiaria a discussão do título para a última ronda, a exemplo do que aconteceu em 2004/2005.
A formação ''leonina'' joga em Coimbra a continuidade na luta pelo título, mas também a manutenção do segundo posto, já que se o Benfica conquistar mais pontos nesta ronda ascende ao lugar que dá acesso directo à próxima edição da Liga dos Campeões.
O terceiro lugar, que será sempre ocupado por um dos ''grandes'' - o quarto colocado, o Belenenses, está a 15 pontos do Benfica -, também pode dar acesso à prova ''milionária'', mas após uma sempre ingrata pré-eliminatória, mesmo com o estatuto de cabeça-de-série.
No que respeita aos outros lugares europeus, o Belenenses (recebe o Marítimo) e o Sporting de Braga (desloca-se ao Bessa) têm acesso garantido, faltando apenas conhecer o nome do sexto representante: Paços de Ferreira (sexto, com 40 pontos), União de Leiria (sétima, com 39) ou Nacional (oitavo, com 35).
A formação da Mata Real sai na frente, mas recebe o FC Porto, pelo que poderá ser ultrapassada pela União de Leiria (recebe a Naval), numa luta em que os insulares (recebem o Beira-Mar) só entram porque matematicamente ainda têm essa possibilidade.
No que respeita à luta pela manutenção, a Académica, mesmo recebendo o Sporting e acabando na Luz, está praticamente salva, enquanto Desportivo das Aves (14º, com 22 pontos), Beira-Mar (15º, com 22) e Vitória de Setúbal (16º, com 21) jogam tudo.
A formação da Vila das Aves, liderada por Neca, tem uma boa oportunidade para assegurar, desde já, a permanência, pois recebe o Estrela da Amadora, enquanto os aveirenses actuam na Choupana e os sadinos recebem o Benfica.
Mas, se falhar nesta ronda e os seus adversários pontuarem, as coisas complicam-se, pois, a fechar, o Aves desloca-se ao Dragão, enquanto o Beira-Mar é anfitrião do Paços de Ferreira e o Vitória de Setúbal actua no reduto da conformada Naval.
LUSA