loading

FC Porto: Jesualdo acredita no título, embora possa não ser domingo

O treinador Jesualdo Ferreira afirmou hoje estar convicto de que vai ser campeão de futebol pelo FC Porto e de que o jogo de domingo é ''muito importante, mas pode não decidir o título''.

FC Porto: Jesualdo acredita no título, embora possa não ser domingo

O FC Porto desloca-se, domingo na penúltima jornada da Liga portuguesa de futebol, ao recinto do Paços de Ferreira, que ainda só perdeu uma vez em casa, mas as contas do título passam também pelo resultado do Sporting com a Académica.

''É um jogo de extrema importância para o FC Porto, mas pode não decidir o título que perseguimos desde a primeira jornada, porque a diferença pontual para o Sporting assim o não permite'', referiu Jesualdo Ferreira.

O treinador portista, que falava na habitual conferência de imprensa antes dos jogos, no Centro de Estágios PortoGaia, no Olival, referiu ainda que ''só se tem falado no Sporting, mas o Benfica também está na corrida''.

''Os jogadores entendem a importância deste jogo e têm demonstrado muita confiança, optimismo e força para obter o único resultado que interessa'', referiu Jesualdo Ferreira, admitindo alguma ''ansiedade natural''.

A ''seriedade e empenho profissional'' com que o plantel se tem aplicado nos treinos, em que ''todos sabem as suas funções e o papel a desempenhar'', confere ao treinador ''a tranquilidade necessária para enfrentar este desafio''.

Jesualdo Ferreira regozijou-se pelo facto de pela primeira vez, e quando faltam disputar apenas duas jornadas, poder contar com a totalidade dos jogadores disponíveis, excepção feita ainda a Pedro Emanuel.

Para este primeiro de dois jogos do título, Jesualdo Ferreira escondeu o jogo quanto ao esquema táctico a apresentar, que passa sempre por um 4x3x3 ou 4x4x2, dependendo da utilização de Lisandro ou Raúl Meireles.

Certos para esta partida com o Paços de Ferreira, que luta ainda por uma das vagas para a UEFA, estão os ''centrais'' Pepe e Bruno Alves, que reeditam a dupla habitual, por troca com o Ricardo Costa e João Paulo.

O facto de o Paços de Ferreira estar empenhado ainda na obtenção de um lugar europeu pode trazer alguma pressão à equipa, situação que, de acordo com Jesualdo Ferreira, poderá ser benéfica para o FC Porto.

''O Paços de Ferreira é uma equipa com esquemas tácticos fáceis, que discute e divide os jogos, fora ou em casa, com o objectivo da vitória, mas desta vez tem uma pressão adicional'', referiu Jesualdo Ferreira.

De acordo com treinador portista, o Paços de Ferreira, para além do jogo pelo jogo com o FC Porto, também vai estar preocupado com o adversário nas suas costas na tabela classificativa, tendo em vista a luta pela UEFA.

Jesualdo Ferreira admitiu a sua admiração pela forma de jogar do Paços de Ferreira, mas deixou em aberto a incógnita como os jogadores irão reagir à pressão classificativa e como esta se reflectirá na partida.

Mesmo sem abrir o jogo quanto à equipa a apresentar, e tendo em conta o cenário desanuviado de castigos e lesões, Jesualdo Ferreira deverá apresentar em Paços de Ferreira um ''onze'' na máxima força e sem novidades.

A escolha de Jesualdo Ferreira deverá recair em Helton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Lucho Gonzales, Raul Meireles (ou Lisandro Lopez), Anderson, Ricardo Quaresma e Adriano.

O treinador portista referiu que só irá saber o resultado do Académica-Sporting, à mesma hora de domingo, em Coimbra, no final do jogo em Paços de Ferreira, por entender que o FC Porto só depende de si.

A escolha do árbitro Paulo Paraty para o encontro de Paços de Ferreira merece a total confiança do treinador portista, que defende que nenhuma equipa de arbitragem não procuraria estar ao seu melhor num jogo destes.

''A qualidade técnica desta equipa de arbitragem permite-me não ter duvidas que vão dar o seu melhor'', referiu Jesualdo Ferreira, que acredita desde a primeira hora do campeonato que irá ser ''campeão pelo FC Porto''.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?