O Rio Ave venceu hoje o Estoril-Praia, por 2-0, com golos de Guedes e Gil Dias, no encontro disputado no Estádio António Coimbra da Mota que fechou a 24.ª jornada da I Liga de futebol.
Os tentos apontados pelos avançados vila-condenses, aos 20 e 90+1 minutos, deram expressão a um triunfo justo do Rio Ave, que foi quase sempre superior e, assim, ‘vingou-se’ do desaire (2-1) da primeira volta diante dos estorilistas.
Com o peso de uma história favorável ao adversário nos jogos na sua própria casa, o Estoril pareceu nunca se livrar desse fardo e mostrou-se muito longe do que o técnico Pedro Gómez Carmona anunciara como o melhor Estoril desta época. Já a formação de Vila do Conde voltou a dar uma imagem positiva, com o treinador Luís Castro a deixar a marca de uma equipa adulta.
O primeiro sinal de perigo até surgiu por intermédio do Estoril, com um livre de Mattheus Oliveira, logo aos dois minutos, a testar a atenção do guarda-redes Cássio. Porém, ‘uma andorinha não faz a primavera’ e o Rio Ave rapidamente assumiu o controlo do jogo. Sem surpresa, os forasteiros foram lestos a encontrar o caminho da baliza adversária.
Aos 20 minutos, Guedes surgiu isolado ao segundo poste, a encostar para a baliza um primeiro remate de Gil Dias. O lance ainda deu origem a protestos por alegada posição irregular do avançado, mas o jogador vila-condense estava em jogo graças ao deficiente posicionamento de Dankler. Foi o corolário lógico do domínio claro do Rio Ave.
O Estoril tentava reagir perante a desvantagem, mas pela frente encontrava uma equipa muito madura, astuta e bem posicionada, que até podia ter aumentado a diferença antes do apito para o intervalo. Contudo, o 1-0 favorável ao Rio Ave manteve-se inalterado até ao soar do apito de Carlos Xistra.
Depois do descanso, subiu o ritmo e o jogo tornou-se mais disputado e rápido, com as ocasiões de golo a surgirem com mais frequência junto das balizas de Luís Ribeiro e Cássio. Todavia, a qualidade continuou a pender para o lado do Rio Ave, que adiou até aos descontos o golo da tranquilidade e que sublimou a sua superioridade na Amoreira.
Apesar de inferior ao opositor desta noite, o Estoril até teve oportunidades para mudar o sentido do jogo e a crónica de uma derrota que se anunciava. Licá e Tocantins desperdiçaram boas situações de golo e com isso condenaram uma reação que já de si era tímida e construída com mais empenho do que clarividência.
Indiferente às debilidades do Estoril, o Rio Ave fazia uma boa gestão do encontro e ainda desperdiçou diversas oportunidades de ‘matar’ o jogo, mas não perdoou já em tempo de descontos, quando uma jogada bem desenhada por Krovinovic e Rafa terminou com o golo de Gil Dias, um dos expoentes vila-condenses neste jogo.
Com este triunfo, o Rio Ave junta-se a Belenenses e Chaves na classificação, todos com 32 pontos entre o sétimo e o nono lugares, enquanto o Estoril permanece no 15.º posto, com 20 pontos.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.