O Manchester United, treinado por José Mourinho, e a Roma, os dois grandes favoritos à vitória na Liga Europa de futebol, enfrentam tarefas desiguais nos oitavos de final da prova, já sem a presença de equipas portuguesas.
Os ‘red devils’ deslocam-se na quinta-feira à Rússia para defrontar o Rostov, um adversário, aparentemente, acessível, mas cujo desempenho nesta campanha europeia recomenda algum cuidado, uma vez que terminou a fase de grupos da Liga dos Campeões à frente do PSV Eindhoven, superado apenas pelos ‘colossos’ Atlético Madrid e Bayern Munique.
A Roma deverá encontrar mais dificuldades do que a equipa inglesa frente ao Lyon, ainda que os franceses estejam longes dos tempos em que dominavam o futebol do seu país e os levou a conquistar sete títulos nacionais consecutivos, entre 2002 e 2008.
O guarda-redes português Anthony Lopes será o último obstáculo com que os avançados italianos se vão deparar, ainda que o ataque do Lyon tenha impressionado na ronda anterior, ao ‘despachar’ os holandeses do AZ Alkmaar com um total agregado nos dois confrontos de 11-2.
Os espanhóis do Celta de Vigo, posicionados numa segunda linha em matéria de favoritismo à vitória na segunda prova europeia de clubes, medem forças com uma das surpresas da competição, os russos do Krasnodar, que eliminaram o Fenerbahçe nos ‘oitavos’.
O confronto entre o Olympiacos, já sem o treinador português Paulo Bento, e o Besiktas vai opor outros lusos, com Diogo Figueiras e André Martins, jogadores da equipa grega, a defrontarem o internacional Ricardo Quaresma, uma das principais figuras dos turcos.
As duas partidas entre o Olympiacos, que na ronda anterior já afastou uma equipa turca, o Osmanlispor, e o Besiktas vão disputar-se sem adeptos das equipas visitantes por razões de segurança, na sequência do acordo estabelecido entre os clubes e a UEFA.
Os quartos de final da Liga Europa vão proporcionar dois embates entre equipas do mesmo país, os alemães do Schalke 04 e do Borussia Moenchengladbach, e entre os belgas do Gent e do Genk, enquanto Ajax e Anderlecht são favoritos a qualificar-se frente ao Copenhaga e ao APOEL.
A Liga Europa não conta com nenhum representante português, depois da eliminação do Sporting de Braga na fase de grupos e do falhanço do Sporting em minimizar os danos na Liga dos Campeões a concretizar a ‘transferência’ para a competição secundária.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.