O Sevilha procura quarta-feira vencer pelo segundo ano consecutivo a Taça UEFA de futebol, mas terá de ser a primeira equipa a derrotar o Espanyol de Barcelona na edição desta época.
No Hampden Park, em Glasgow, joga-se a quarta final entre duas equipas espanholas, mas a primeira desde que a prova deixou de se chamar Taça das Cidades com Feira, em 1972.
O Sevilha poderá tornar-se na quarta equipa a vencer a prova em duas edições consecutivas, repetindo os feitos de três outras equipas espanholas - FC Barcelona (1958 e 1960), Valência (1962 e 1963) e Real Madrid (1985 e 1986).
Por seu turno, o Espanyol de Barcelona procura conquistar o seu primeiro troféu europeu, depois de há nove épocas ter perdido a final da Taça UEFA - única final alcançada pelo clube - para os alemães do Bayer Leverkusen, no desempate por grandes penalidades.
Certo é que a Espanha vai tornar-se o país com mais títulos da Taça UEFA conquistados, passando quarta-feira a somar 11, mais um que Itália e Inglaterra.
Para atingir a final, o detentor do troféu eliminou os gregos do Atromitos na primeira eliminatória, terminando depois na segunda posição do Grupo C, atrás dos holandeses do AZ Alkmaar e à frente do Sporting de Braga.
Os andaluzes eliminaram ainda o Steaua de Bucareste, o Shakhtar Donetsk - numa eliminatória em que um golo do guardião Palop no último minuto levou o jogo para prolongamento -, o Tottenham e o Osasuna.
Por seu turno, o Espanyol venceu os quatros jogos no Grupo F, em que pontificava o Ajax, depois de ter afastado o Artmedia na primeira eliminatória.
Na fase a eliminar, os ''periquitos'' afastaram o Livorno, o Maccabi Haifa, o Benfica e o Werder Bremen, chegando à final com 11 vitórias e três empates.
A final de Glasgow será arbitrada pelo suíço Massimo Busacca, que já dirigiu 14 jogos da Liga dos Campeões, entre os quais o FC Porto-Chelsea, dos oitavos-de-final da presente edição da prova, tendo estado igualmente no Mundial2006.
LUSA