O Sevilha e o Espanyol de Barcelona disputam hoje a final da Taça UEFA de futebol, numa partida entre clubes espanhóis e que coloca o detentor do título diante da única equipa invicta na presente edição.
O Sevilha, com o português Duda nos convocados, procura vencer pelo segundo ano consecutivo a Taça UEFA, mas terá de ser a primeira equipa a derrotar o Espanyol de Barcelona esta época, algo que o Benfica não conseguiu, ao ser eliminado nos quartos-de-final com uma derrota 3-2, em Barcelona, e um empate 0-0, na Luz.
No Hampden Park, em Glasgow, joga-se a quarta final entre duas equipas espanholas, mas a primeira desde que a prova deixou de ter a designação Taça das Cidades com Feira, em 1972.
O Sevilha poderá tornar-se a quarta equipa a vencer em duas edições consecutivas, repetindo os feitos de três outras equipas espanholas: FC Barcelona (1958 e 1960), Valência (1962 e 1963) e Real Madrid (1985 e 1986).
Por seu turno, o Espanyol de Barcelona procura conquistar o seu primeiro troféu europeu, depois de há nove épocas ter perdido a Taça UEFA - na única final alcançada pelo clube - para os alemães do Bayer Leverkusen, no desempate por grandes penalidades, depois de uma vitória por 3-0 na primeira mão e uma derrota pelo mesmo resultado na segunda.
Certo é que a Espanha vai tornar-se o país com mais títulos da Taça UEFA conquistados, passando quarta-feira a somar 11, mais um que Itália e Inglaterra. Resta apenas saber se a Taça irá para Sevilha ou para Barcelona, uma decisão com início às 19:45 de Lisboa.
LUSA