José Pedro Fontes (Citroen DS3 R5) venceu hoje o Rali de Castelo Branco e assumiu a liderança do Campeonato Nacional de Ralis, após as duas primeiras provas da temporada de 2017.
As dúvidas sobre o vencedor do rali mantiveram-se até ao final da última das nove especiais de classificação, na qual o bicampeão nacional entrou com apenas um segundo de vantagem sobre Carlos Vieira (Citroen DS2 R5), o grande adversário de Fontes em Castelo Branco.
Carlos Vieira venceu as duas primeiras classificativas da manhã, e ficou na frente, mas o campeão respondeu em Alvito, o troço mais longo do rali, e fechou a secção com 2,10 segundos de vantagem, e com João Barros (Ford Fiesta R5), no terceiro lugar, mas já a 12,5 segundos.
Antevia-se uma emocionante secção da tarde, e os pilotos dos Citroen não defraudaram as expetativas. José Pedro Fontes, sabendo que um triunfo lhe dava a liderança do campeonato, depois do anterior líder, Pedro Meireles (Skoda Fabia R5), ter desistido na etapa de sábado, venceu a segunda passagem por São Domingos, mas Carlos Vieira respondeu em Fonte Longa 2 e, à entrada para Alvito 2, havia apenas um segundo a separar os dois da frente.
Fontes repetiu a vitória da primeira passagem e venceu o rali com 2,6 segundos de vantagem.
João Barros, vencedor em 2016, assistiu à distância à luta entre os dois da frente, mas garantiu a posição mais baixa do pódio, ao terminar a 33,4 segundos do vencedor.
No quarto lugar terminou Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5), a 2.49,40 minutos do vencedor, com Ricardo Teodósio (Mitsubishi EVO X) a fechar o ‘top-5’ e a vencer o agrupamento de produção.
O Campeonato Nacional de Ralis regressa de 30 de março a 1 de abril com o Rali dos Açores, terceira prova do calendário 2017 e a segunda em piso de terra.