O campeão, restantes lugares ''europeus'', os dois clubes despromovidos e o melhor marcador da Liga portuguesa de futebol são hoje conhecidos, a partir das 19:15, com as decisões espalhadas por sete estádios, durante cerca de duas horas.
Ao FC Porto, campeão em título e líder com um ponto de vantagem sobre o Sporting e dois sobre o Benfica, basta vencer o Desportivo das Aves, uma das três equipas envolvidas na luta pela permanência, num Estádio do Dragão repleto para a 22ª festa de título.
Juntamente com o 14º classificado, que só alcançou as suas duas únicas vitórias fora de casa nas últimas cinco jornadas, também Beira-Mar (15º) e Vitória de Setúbal (16º e último) fazem contas para ficar no primeiro escalão, respectivamente em recepção ao Paços de Ferreira (sexto) e visita à Naval 1º de Maio (11ª).
Contudo, os ''dragões'' podem até empatar, caso o Sporting não vença o Belenenses, no Estádio José Alvalade, numa final da Taça de Portugal antecipada frente ao rival lisboeta, envolvido com o Sporting de Braga na luta pelo quarto posto.
Os ''leões'' serão campeões pela 19º vez se ganharem ao Belenenses e o FC Porto não triunfar ou se empatar, desde que os ''dragões'' percam e o Benfica não vença.
Já os ''encarnados'', que recebem uma descansada Académica de Coimbra (13ª) têm que vencer os ''estudantes'' e esperar uma derrota do FC Porto e, pelo menos, um empate entre ''leões'' e Belenenses para poderem festejar a conquista do seu 32º campeonato nacional.
Para lá da corrida a três pelo primeiro posto, inédita na última jornada em 69 épocas, os arqui-rivais da capital também competem entre si pelo segundo lugar e o correspondente ''assento'' na fase de grupos da Liga dos Campeões, sem necessidade de jogar a terceira pré-eliminatória.
Pelo estatuto de quarto ''grande'' correm Sporting de Braga e Belenenses. Os bracarenses têm que somar mais pontos que ''azuis'', numa recepção ao Nacional da Madeira, o qual precisa de ganhar em Braga, desde que o Paços de Ferreira perca e a União de Leiria (sétimo) não vença, para garantir o sexto posto e a presença na Taça UEFA.
O avançado brasileiro do Sporting Liedson, que já foi ''Bota de Ouro'' em 2004/05, com 25 golos em 31 jogos lidera a lista actual, com 14 tentos em 27 partidas, mais dois golos do que o avançado cabo-verdiano do Belenenses Dady.
LUSA