O futebol do Benfica foi a modalidade mais distinguida esta noite durante a Gala dos prémios 'Cosme Damião', ao receber cinco dos 13 galardões numa cerimónia que decorreu no Campo Pequeno.
Esta gala, que contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de futebol (FPF), Fernando Gomes, e da Liga de Clubes, Pedro Proença, que se sentaram lado de Luís Filipe Vieira, juntou cerca de 850 espetadores que viram o do defesa central dos 'encarnados' Victor Lindelöf arrebatar o prémio Revelação.
O sueco foi acompanhado pelo ponta-de-lança Jonas, que venceu o prémio de melhor futebolista do ano, e de Rui Vitória, com o prémio de melhor treinador do ano, fruto da conquista do tricampeonato, deixando de lado Pedro Nunes, entre outros, que, no hóquei em patins, foi campeão europeu e nacional.
"Quero dar os parabéns aos outros nomeados. Estou convencidíssimo que qualquer um poderia ganhar. É um orgulho, uma honra e um prazer enorme estar aqui a viver o que estou a viver. Quero agradecer aos jogadores, pois foram eles que ganharam o que tanto queríamos, a minha equipa técnica, porque sem eles não seria o treinador que sou hoje, à minha família, porque é o meu suporte, e aos meus pais, porque são a minha grande força e que me tornam quase inquebrável", afirmou Rui Vitória.
A judoca Telma Monteiro, medalha de bronze nos -57kg nos Jogos Olímpicos Rio2016, foi outra das agraciadas da noite ao vencer o galardão melhor atleta de alta competição.
Prémios Cosme Damião atribuídos esta noite:
- Atleta Revelação: Victor Lindelöf.
- Prémio Carreira: Ângelo Gaspar Martins.
- Formação: Jogadores Campeões Europeus Sub-17 - José Gomes, João Filipe, Mesaque Dju, Gedson Fernandes e Florentino Luís.
- Mérito e Dedicação: Manuel da Luz Afonso.
- Projeto do Ano: Organização da 'final-four' da Liga Europeia de hóquei em patins.
- Inovação: A magia das palavras.
- Modalidade: Hóquei em Patins.
- Casas do Benfica: Vendas Novas.
- Atleta de Alta Competição: Telma Monteiro (judo).
- Treinador do Ano: Rui Vitória.
- Parceiro: Hospital da Luz.
- Homenagem: Rogério Pipi.
- Futebolista: Jonas.