loading

Portugal-Hungria: Adversário de boa memória para a seleção lusa

A Hungria é um adversário de boa memória para a seleção portuguesa de futebol, que nunca foi derrotada pelos magiares e a única vez que falhou a vitória em jogos oficiais foi recentemente durante o Euro2016.

Portugal-Hungria: Adversário de boa memória para a seleção lusa

Antes do empate (3-3) em Lyon, França, resultado que permitiu a passagem aos oitavos de final do Campeonato da Europa, Portugal vinha de uma série de cinco vitórias seguidas sobre a Hungria e, contando os particulares, tem um registo de sete triunfos e quatro empates em 11 confrontos.

Os jogadores da seleção nacional têm ainda bem na memória o duelo com os magiares, num jogo em que Portugal esteve três vezes em desvantagem no marcador e com a continuidade no Europeu em risco.

Num dos jogos mais emocionantes da competição, Gera deu vantagem à Hungria aos 19 minutos, mas ainda antes do intervalo, aos 42, Nani refez a igualdade.

Na segunda parte, Dzsudzsak colocou por duas vezes os húngaros em vantagem, aos 47 e 55 minutos, mas Cristiano Ronaldo respondeu aos 50 e 62 e garantiu o apuramento de Portugal, que viria a sagrar-se campeão europeu pela primeira vez.

O primeiro encontro 'a sério' ocorreu numa competição de boa memória para Portugal, o Mundial1966, em Inglaterra, quando a seleção portuguesa, então orientada por Otto Glória, venceu por 3-1, no decorrer da fase de grupos, com tentos de José Augusto (dois) e Torres.

Seria preciso esperar 32 anos para que as duas equipas se reencontrassem em partidas oficiais, mais concretamente na fase de qualificação para o Euro2000. Portugal e Hungria ficaram inseridos no grupo 7, tendo a equipa das 'quinas', comandada por Humberto Coelho, batido os húngaros em ambos os duelos.

Em setembro de 1998, Portugal venceu em Budapeste, por 3-1, graças a um 'bis' de Sá Pinto e um golo de Rui Costa, que anularam o tento inaugural de Ferenc Horváth, e cerca de um ano depois voltou a triunfar, no Estádio da Luz, por 3-0, com golos do 'maestro', João Vieira Pinto e Abel Xavier.

Dez anos volvidos, portugueses e húngaros voltaram a disputar um apuramento para uma grande competição, desta vez o Mundial2010. Um tento de Pepe, logo aos nove minutos, permitiu que Portugal vencesse pela margem mínima na visita à capital magiar, antes de Simão Sabrosa (dois golos) e Liedson terem construído o triunfo em Lisboa (3-0).

As duas seleções também disputaram outros cinco encontros de caráter particular, o primeiro dos quais em 1926, no Porto, o qual terminou com um empate 3-3.

Seguir-se-iam duas vitórias lusas, na década de 30, a primeira por 1-0, no já desaparecido Stadium de Lisboa, e a segunda por 4-0, no Campo das Salésias, no Restelo.

Em 1956, Portugal voltaria a ceder uma igualdade (2-2), no Estádio Nacional, no Jamor, enquanto a última partida 'amigável' entre as duas equipas, em 1983, terminou com um nulo (0-0), em Coimbra.

O 12.º duelo entre Portugal e Hungria está marcado para sábado, às 19:45, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo da quinta jornada do grupo B de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018, que vai decorrer na Rússia.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?