loading

Portugal-Hungria: Da 'tragédia' à possível oitava vitória seguida na Luz

O Estádio da Luz foi palco da noite mais ‘trágica’ da história da seleção portuguesa de futebol, mas rapidamente se tornou ‘talismã’ e, no sábado frente à Hungria, Portugal pode lá somar a oitava vitória seguida, em jogos oficiais.

Portugal-Hungria: Da 'tragédia' à possível oitava vitória seguida na Luz

O duelo com os húngaros, de qualificação para o Mundial2018, será o 16.º encontro de Portugal no ‘novo’ Estádio da Luz, inaugurado em 2003, numa ‘relação’ que começou da pior forma, mas que rapidamente se tornou num sucesso.

Desde 2009, a seleção nacional venceu todos os jogos oficiais na casa do Benfica e sofreu apenas três golos nos sete encontros disputados, tendo marcado 15. Na única vez que recebeu a Hungria na Luz, no apuramento para o Mundial2010, Portugal bateu os magiares por 3-0, com um ‘bis’ de Simão Sabrosa e um golo de Liedson.

Mas foi nesse mesmo palco, a 4 de julho de 2004, que a formação das ‘quinas’, com Luiz Felipe Scolari ao ‘leme’, falhou a conquista do Europeu, que seria o primeiro grande título da sua história, quando foi derrotada na final pela Grécia, por 1-0.

Antes, Portugal tinha eliminado a Inglaterra, no tal jogo dramático decidido nas grandes penalidades em que o guarda-redes Ricardo defendeu um penálti sem luvas, e tinha batido a Rússia (2-0) na fase de grupos.

A seleção portuguesa voltou ao Estádio do Luz um ano depois do Euro2004, batendo a Eslováquia (2-0) no caminho para o Mundial2006, mas voltou a ser infeliz em 2007, quando empatou com a Polónia (2-2) no apuramento para o Europeu de 2008. Foi a última vez que falhou a vitória nesse recinto.

Depois de bater a Hungria, Portugal somou triunfos sobre a Bósnia-Herzegovina, em 2009 (1-0) e 2011 (6-2), e também sobre a Noruega (1-0), Rússia (1-0), Suécia (1-0) e, mais recentemente, Sérvia (2-1), na caminhada para se sagrar campeão europeu em França no ano passado.

O Estádio da Luz também serviu de palco para três particulares, tendo Portugal goleado Espanha (4-0) e Estónia (7-0) e perdido com a Turquia (3-1).

O Portugal-Hungria, da quinta jornada do Grupo B de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2018, que vai decorrer na Rússia, está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do polaco Szymon Marciniak.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?