loading

Portugal-Hungria: Leonel Pontes alerta para Hungria sem «nada a perder»

Leonel Pontes é o único treinador português na liga de futebol da Hungria, no Debreceni, e faz um alerta à seleção portuguesa para a ambição húngara para o jogo da quinta jornada do grupo B de apuramento para o Mundial 2018.

Portugal-Hungria: Leonel Pontes alerta para Hungria sem «nada a perder»

Na qualidade de observador privilegiado da realidade do futebol magiar, o ex-treinador adjunto de Paulo Bento na equipa das ‘quinas’ avisa que os húngaros estão a encarar este desafio contra o campeão da Europa "com grande entusiasmo" e que o selecionador da Hungria, o alemão Bernd Stock, já garantiu que a sua equipa "não tem nada a perder" frente a Portugal.

"É um jogo em que uma equipa inferior vai jogar contra uma muito mais forte, mas também têm noção de que este é um jogo muito importante para eles. Têm sete pontos e se ainda têm alguma aspiração de chegar à fase seguinte, pelo menos no segundo lugar, este jogo torna-se crucial", afirma, acrescentando: "Portugal também precisa de ganhar este jogo."

Em declarações à Lusa, o técnico, de 44 anos, garante que "os húngaros reconhecem que Portugal tem muito boa equipa e muito bons jogadores", sem perderem a ilusão de conseguir "um bom resultado, a exemplo do que fizeram no Europeu".

Ao recordar o empate a três golos no Euro2016 entre as duas equipas, Leonel Pontes assinala algumas alterações em relação à convocatória para este encontro, mas que é uma equipa que mantém as suas virtudes intactas.

"A Hungria é uma equipa muito combativa e competitiva. É uma equipa que se tiver espaço para contra-atacar vai aproveitar, porque tem jogadores de qualidade", afirmou.

O técnico do Debreceni, que ocupa o décimo lugar no campeonato húngaro, enfatiza, por isso, a ideia de que "não há jogos fáceis" e que se Portugal não marcar cedo pode ter problemas.

"Vai ser muito difícil a Hungria conseguir fazer uma surpresa, mas há que ter cuidado. Se Portugal não marcar nos primeiros minutos pode surgir alguma descrença e isso tornar-se prejudicial", frisa.

O estatuto de campeões europeus alcançado no verão passado, em França, representa, no entender de Leonel Pontes, uma responsabilidade suplementar da equipa para o embate deste sábado e que os jogadores têm de deixar agora os clubes de lado para se focarem na seleção.

"Os jogadores sabem que têm um país e um título para defender. Portugal, com o título europeu, aumentou a sua responsabilidade perante o país e perante eles próprios. À medida que a competição se aproxima, o foco é elevado e toda a gente quer ganhar. Portugal tem jogadores com experiência para manter o grupo ligado ao objetivo de ganhar o jogo", conclui.

Portugal está no segundo lugar do Grupo B, com nove pontos, menos três do que a Suíça, que lidera, e mais dois em relação à Hungria, que é terceira classificada.

O Portugal-Hungria está agendado para este sábado, às 19:45, e terá arbitragem do polaco Szymon Marciniak. Três dias após o duelo com os magiares, a seleção lusa tem um jogo particular diante da Suécia, na Madeira.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?