Mais de uma equipa de futebol poderá estar de saída da Académica no final desta temporada, uns por acabarem o seu contrato e não renovarem, outros por propostas mais aliciantes de outros clubes.
Em final de contrato estão 11 jogadores, os guarda-redes Eduardo, Pedro Roma e Douglas, os defesas Sonkaya, Medeiros e Nuno Luís, os médios Alexandre e Vítor Vinha e os avançados Dame, Joeano e Pitbull.
Destes, o avançado Dame assinou segunda-feira pelo Panathinaikos, da Grécia, por quatro temporadas, Joeano pertence ao Beitar de Jerusalém, mas tem uma proposta da Real Sociedad, de Espanha, enquanto Cláudio Pitbull regressa ao seu clube, o FC Porto.
Os únicos que deverão renovar é o guarda-redes Pedro Roma, por mais dois anos, e o médio Vítor Vinha. Os outros deverão ter guia de marcha.
Para além destes, poderão sair o defesa esquerdo Lino, para o Hansa Rostock, da Alemanha, e o médio Miguel Pedro, para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, embora tenham que negociar com a Académica, pois ambos têm contrato até 2009.
Tanto Lino como Miguel Pedro confirmaram hoje as propostas dos clubes acima referidos e durante esta semana deverá haver um decisão quanto ao seu futuro.
Outro jogador com posição indefinida é o avançado Nestor Alvarez, que tem contrato até 2009, mas não deverá ser opção para o treinador dos ''estudantes'', Manuel Machado, devendo ser emprestado na próxima época.
Por definir, está ainda a situação do extremo Hélder Barbosa (FC Porto), emprestado por uma época à ''Briosa'', mas à espera que Jesualdo Ferreira defina o seu futuro.
LUSA