Gégé, jogador do Paços de Ferreira, admitiu hoje ser 'quase impossível' realizar o sonho de disputar um Mundial, em função do mau arranque e dos fortes adversários de Cabo Verde na fase de qualificação para o Rússia2018.
«O sonho de qualquer futebolista que representa a sua seleção é jogar um Campeonato do Mundo, mas tenho de ser realista e reconhecer que é quase impossível», afirmou Gégé.
Os ‘tubarões azuis', nome pelo qual é conhecida a seleção de Cabo Verde (melhor equipa africana de 2016 para a FIFA, no 31.º lugar do mundo), perderam na estreia com o Senegal e depois na receção ao Burkina Faso, nos dois casos por 2-0, faltando-lhes defrontar a África do Sul, e ocupam o último lugar no Grupo D, de que se apura somente o primeiro classificado.
«Estivemos a um passo do Mundial do Brasil, em 2014, depois de também termos iniciado a qualificação com duas derrotas, mas, no fim, perdemos essa possibilidade na secretaria, devido à utilização irregular de um jogador», recordou o defesa, sem esconder a 'frustração e o desgosto' pelo sucedido.
Com 28 internacionalizações e dois golos por Cabo Verde, Gégé deu conta de 'uma fase de transição', que se seguiu ao 'momento menos bom' de Cabo Verde após a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2015, concluída na fase de grupos.
«Houve uma mudança na federação e no comando técnico, com o regresso de Lúcio Antunes, treinador que conduziu Cabo Verde aos quartos de final [da CAN] em 2013, e, apesar das duas derrotas, com Senegal e Burkina Faso, que é apenas medalha de bronze da CAN2017, vi melhorias da equipa», referiu.
A confiança na qualidade dos ‘tubarões azuis’, 'uma seleção hoje mais evoluída' e 'assente em jogadores ‘europeus’, principalmente de Portugal, França e Holanda', não tolda, no entanto, a lucidez do defesa do Paços de Ferreira, da principal liga portuguesa de futebol.
«A seleção é boa, penso que estamos no bom caminho, mas temos de ser realistas e reconhecer que as perspetivas de qualificação para o Mundial na Rússia ficaram difíceis, pelo que, se calhar, a nossa maior preocupação e o nosso foco deva ser colocado sobretudo na qualificação para o CAN2019», concluiu.
Cabo Verde, que em março derrotou o Luxemburgo num particular por 2-0, com golos de Gégé e de Júlio Tavares, do Dijon, da principal liga francesa, volta a jogar a 28 de agosto, quando receber África do Sul, na terceira jornada do Grupo D de qualificação para o Mundial2018.