loading

Crónica: Estoril impõe-se ao Belenenses e vence por 3-1 no 'dérbi da linha'

O Estoril-Praia venceu hoje o Belenenses, por 3-1, num jogo da 29.ª jornada da I Liga de futebol disputado no Estádio do Restelo, e deu no ‘dérbi da linha’ um passo de gigante para assegurar a permanência.

Crónica: Estoril impõe-se ao Belenenses e vence por 3-1 no 'dérbi da linha'

Em plena sexta-feira santa, os golos de Kléber (10), Allano (25) e Carlinhos (83) tornaram esta Páscoa mais doce para a equipa orientada por Pedro Emanuel, que conseguiu, assim, o primeiro triunfo no Restelo desde 1980. Por sua vez, o Belenenses continua a carregar uma cruz demasiado pesada nesta fase e averbou a sua quinta derrota consecutiva.

A história da vitória estorilista começou a escrever-se rapidamente por obra de Kléber, que inaugurou o marcador logo aos 11 minutos. Depois de um início positivo dos anfitriões, o avançado brasileiro anulou esse arranque do adversário com uma recarga certeira a um primeiro remate de Allano, no qual o guardião Cristiano acabou por comprometer.

O Belenenses acusou o golo sofrido e caiu de produção, passando a viver mais de jogadas individuais, muito à custa de Miguel Rosa, o mais esforçado dos ‘azuis’. Em sentido inverso, o Estoril assumiu o controlo do desafio graças a uma maior organização e clarividência no relvado, mostrando enorme simplicidade e rapidez nos seus processos.

Porém, a formação de Quim Machado acabaria por ser feliz e chegou ao empate por Maurides, aos 22 minutos. O avançado do Belenenses respondeu da melhor forma ao cruzamento de Florent e subiu mais alto do que João Afonso, cabeceando sem hipóteses para Moreira. Foi o quinto tento do jogador do Belenenses no campeonato.

Num jogo de eficácia quase completa, o Estoril foi lesto a reagir e voltou a adiantar-se no marcador apenas três minutos depois. Desta feita, Allano e Kléber inverteram os papéis, com o ponta de lança a originar o golo do médio, depois de uma excelente jogada desenhada por Mattheus.

A vantagem no encontro deu outra expressão à superioridade do Estoril, sempre mais maduro, assertivo e coeso. Nem a saída de Joel, por lesão, e a passagem de Licá para lateral afetou a prestação dos forasteiros, que conseguiam conter com segurança as parcas iniciativas do Belenenses. E, sem surpresa, o intervalo chegou com 1-2 no marcador.

Obrigado a reagir no segundo tempo, o Belenenses tentou esboçar uma resposta e passou a ter um pouco mais a iniciativa. Todavia, era uma posse de bola incipiente e fruto de uma postura mais astuta e pragmática do Estoril, que preferia mostrar o ‘veneno’ das suas transições rápidas para o ataque.

Assim, as melhores ocasiões de golo pertenceram mesmo aos estorilistas, com Kléber, Carlinhos e Diogo Amado a terem todos nos pés a oportunidade de sentenciar as contas do jogo. O guardião Cristiano redimia-se como podia em adiar o tento do Estoril, enquanto na frente apenas Miguel Rosa e a ‘aposta’ Fábio Nunes conseguiram testar a atenção de Moreira.

Contudo, o brasileiro Carlinhos encontrou mesmo o caminho da baliza do Belenenses e fez o 3-1, aos 83 minutos, através de um belo pontapé de fora da área. Um golo que confirmou apenas a vitória da melhor equipa em campo e que passou a respirar com outro conforto nesta Liga, tendo agora 28 pontos. Já o Belenenses mantém a tranquilidade do 12.º posto, com 32 pontos.

Programa da jornada

Sexta-feira, 14 de Abril de 2017
Belenenses - Estoril, 1 - 3
Boavista - Paços Ferreira, 0 - 0
Benfica - Marítimo, 3 - 0
V. Setúbal - Sporting, 0 - 3

Sábado, 15 de Abril de 2017
Desp. Chaves - V. Guimarães, 2 - 3
Arouca - Feirense, 2 - 0
Tondela - Rio Ave, 2 - 1
Sp. Braga - FC Porto, 1 - 1

Segunda-feira, 17 de Abril de 2017
Nacional - Moreirense, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?