O Benfica B regressou hoje o regresso às vitórias na II Liga de futebol, ao bater no Caixa Futebol Campus o Famalicão, por 2-0, quebrando nesta 36ª jornada uma série de cinco desaires consecutivos na competição.
O triunfo da equipa comandada por Hélder Cristóvão foi construído com os golos de Aurélio Buta (10) e Ferro (49), permitindo assim a ascensão passar a somar 53 pontos. Por sua vez, o Famalicão continua em apuros na prova e está no 19.º posto, em zona de descida direta, com 41.
A viver uma fase de maior intranquilidade na II Liga, o Benfica B encontrou no golo madrugador de Aurélio Buta a calma que precisava para assinar uma exibição segura. O lateral adiantou os ‘encarnados’ no marcador aos 10 minutos, ao responder com um remate de primeira de pé esquerdo ao cruzamento do outro lateral, Yuri Ribeiro.
O Famalicão, de Dito, pouco ou nada conseguia fazer, muito por culpa de uma postura passiva e sem garra. Assim, o jogo prosseguia num ritmo baixo e ao sabor das investidas ‘encarnadas’, nas quais Pêpê e Jovic podiam ter aumentado a vantagem. Só após a meia hora de desafio é que o Famalicão pareceu despertar da letargia e ameaçou o empate por Carlão e Diogo Cunha.
O intervalo não mudou muito o figurino do jogo, com o Benfica B a manter o domínio sem necessidade de acelerar a sua dinâmica e o Famalicão sempre demasiado temeroso. Assim, a segunda parte arrancou com novo golo dos anfitriões, no qual o central Ferro respondeu de cabeça ao livre bem executado por Dálcio para marcar o 2-0.
Foi preciso chegar a uma desvantagem de dois golos para o Famalicão tentar algo para inverter uma derrota que já se anunciava. A equipa nortenha aumentou a velocidade e a intensidade, mas não conseguiu aliar a necessária clarividência para chegar ao golo. As entradas de Tozé Marreco e Chico também não surtiram efeito.
Numa fase em que os ânimos nas bancadas aqueciam, com a polícia a ter de intervir junto da claque do Famalicão, foi ainda assim o Benfica B a estar mais perto do terceiro tento, mas o guardião Gabriel brilhou ao travar o remate isolado de Dálcio.
Até ao apito final do árbitro João Mendes, o Famalicão tentou ainda o ‘golo de honra’ que lhe permitisse reentrar na discussão do jogo, mas o Benfica B mostrou hoje a segurança que lhe faltara nas anteriores jornadas e fez uma gestão competente do tempo, assegurando assim uma vitória tão justa quanto tranquila.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.