loading

Académica: Reveloção no plantel não preocupa Manuel Machado

Com a rescisão amigável do defesa central Danilo, na sexta-feira, são já 13 os futebolistas que saíram da Académica no final de temporada, mas o técnico Manuel Machado está pouco preocupado e assume o mercado português como alvo.

Académica: Reveloção no plantel não preocupa Manuel Machado

“São contingências do mercado e o objectivo é a rentabilização. No entanto, cada caso é um caso. Outros factores são da responsabilidade da Direcção. Eu apenas opino na questão técnica”, disse hoje o treinador à Agência Lusa.

O treinador da equipa que terminou o campeonato da Liga portuguesa em 15º lugar, apenas dois acima da zona de despromoção, diz-se pouco preocupado com a eventual redução da qualidade do plantel, uma vez que, “desde que se consiga o equilíbrio até ao início da temporada, tudo se resolve”.

Manuel Machado assumiu que “a prioridade é o mercado português, numa relação qualidade/preço”, mas admitiu que quando esse se fechar, poderá haver necessidade de procurar alternativas.

Pedro Costa, Orlando, Licá, Ricardo e Pedrinho são os cinco jogadores que já se comprometeram com a Académica - o último deles ainda vai rodar mais um ano no Varzim -, a maioria jovens, mas todos com um ponto em comum: são portugueses.

Manuel Machado costuma apostar em jovens portugueses, já que foi com jogadores lusos que catapultou o Moreirense para o escalão principal do futebol português e também eram os futebolistas nacionais a fazer a maioria no Guimarães que apurou para a Taça UEFA.

Depois de ter recebido 18 jogadores novos em 2006/07, eleva-se já a 13 o número de jogadores que saíram da Briosa e os números podem não ficar por aqui.

Os guarda-redes Douglas e Eduardo acabaram contrato e não foram convidados a renovar, à semelhança do que se passou com Nuno Luís, Medeiros e Alexandre, bem como os emprestados Hélder Barbosa, Cláudio Pitbull, Joeano.

Em definitivo, e embora alguns tivessem contrato até 2008, saíram Roberto Brum (Sporting de Braga), Lino (FC Porto) e Dame (Panatinaikos/Gre), cujo contrato tinha uma cláusula que dava direito de opção à Académica por mais dois anos.

Possíveis são também as saídas dos avançados Nestor Alvarez e Gelson, com contrato até 2008, e Filipe Teixeira, que já manifestou a vontade de “dar o salto” para outro clube com mais ambições. O médio Miguel Pedro também é cobiçado pelos ucranianos do Shakhtar Donetsk.

O defesa Lira, o médio Vítor Vinha e o avançado Sílvio, em final de contrato, ainda não têm a sua situação resolvida no seio dos “estudantes”, aguardando ainda definição do presidente e do director desportivo.

A Agência Lusa tentou contactar o presidente da Académica, José Eduardo Simões, e o director desportivo, Luís Agostinho, responsáveis pelas transferências, mas não foi possível.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?