O português Frederico Morais qualificou-se hoje para a terceira ronda da terceira etapa do circuito mundial de surf, em Bells Beach, na Austrália, ao vencer o brasileiro Miguel Pupo, na repescagem.
No nono ‘heat’, o surfista natural de Cascais, 22.º do circuito mundial, somou 17,94 pontos (9,67 e 8,27), contra os 14,87 (5,50 e 9,37) de Pupo, 19.º da hierarquia.
‘Kikas’ tinha sido relegado para a segunda ronda pelos australianos Adrian Buchan, que tinha eliminado o português na segunda etapa, e Joel Parkinson, campeão do mundo em 2012, que também superou a repescagem.
Além de Parkinson e do português, também o australiano Mick Fanning superou a repescagem, juntando-se na terceira eliminatória ao havaiano John John Florence, campeão do mundo e líder do circuito, aos compatriotas Matt Wilkinson, detentor do título em Bells Beach, Owen Wright, segundo do ‘ranking’, e ao norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão do mundo, que tinham vencido as baterias na primeira ronda do Rip Curl Pro Bells Beach.
O período de espera da terceira etapa australiana do circuito mundial decorre até 24 de abril.
Na primeira prova do ano, na Gold Coast, 'Kikas' foi derrotado na terceira ronda por Slater, depois de ter batido Buchan e o brasileiro Filipe Toledo, e, depois, em Margaret River, foi batido por Buchan, na repescagem, fase para a qual tinha sido relegado por John John e pelo australiano Jacob Wilcox.