O antigo treinador inglês Bobby Robson, que passou por Sporting e FC Porto, considerou hoje que o futebol português é um mercado com muitos talentos, onde os clubes europeus de ''top'' vêm cada vez mais procurar novas promessas.
''Mais uma vez, um clube de 'top' teve que vir a Portugal para encontrar talento. Os grandes clubes europeus procuram os melhores jogadores e não estou surpreendido que o Manchester United, depois da aposta em Cristiano Ronaldo ter sido bem sucedida, tenha vindo procurar mais jogadores em Portugal'', disse Bobby Robson, à margem do The Mackenzie Sir Bobby Robson Golf Classic 2007.
Este é um torneio de golfe com objectivos de beneficência, apadrinhado por Robson e no qual participam outras antigas estrelas do futebol inglês - como Peter Shilton e Alan Brazil -, que se realiza no Vila Sol Golf & Spa Resort, em Vilamoura, durante o fim-de-semana.
Para o antigo técnico, o negócio da compra de Nani (ex-Sporting) e Anderson (ex-FC Porto) pelo Manchester United, num total de mais de 55 milhões de euros, representa muita responsabilidade para os técnicos Carlos Queiroz e Alex Ferguson.
''É muito dinheiro por dois jovens jogadores. E no futebol não se pode desperdiçar dinheiro. Fazer este negócio representa muita responsabilidade de Queiroz e Ferguson'', frisou, acrescentando que o clube é propriedade de um norte-americano - Malcolm Glazer - ''e os americanos não gostam de perder dinheiro''.
O ex-técnico não conhece Nani e Anderson, mas referiu que lhe disseram que têm muito talento.
''Para ser honesto, nunca os vi jogar, mas, segundo me disseram, têm muito talento e qualidade'', referiu.
Bobby Robson aconselhou as duas jovens promessas a seguir o exemplo de Cristiano Ronaldo: ''Vão para um grande ambiente, um clube magnífico e um treinador excepcional, mas uma liga dura. Vão ter de mostrar mentalidade e atitude. Mas Ronaldo conseguiu, ele é o exemplo perfeito. Se o seguirem, será magnífico''.
O bicampeão nacional pelo FC Porto salientou também o papel de Carlos Queiroz no clube de Manchester e na forma como Cristiano Ronaldo ultrapassou a situação com Rooney, fomentada pela imprensa inglesa após o último Mundial.
''É o braço-direito de Ferguson, é o treinador da equipa, está com eles todos os dias. Teve influência em como Ronaldo conseguiu dar a volta por cima depois do caso com Rooney no Mundial2006. E vê-se que tem dado bons conselhos a Ferguson, têm feito os trabalhos de casa'', afirmou.
Questionado sobre se Ronaldo é o melhor jogador do Mundo, Bobby Robson preferiu apontar um lote de cinco futebolistas: Messi, Ronaldinho Gaúcho, Eto'o, Rooney e Cristiano Ronaldo.
''Mas Ronaldo é um grande jogador. É hoje muito melhor jogador do que era quando terminou o último Mundial e, se continuar a aprender, vai melhorar mais. Está na direcção certa'', assegurou.
Bobby Robson comentou também o facto de José Mourinho, seu antigo adjunto durante seis anos consecutivos, no Sporting, FC Porto e Barcelona, ter perdido o campeonato inglês pela primeira vez desde que chegou ao Chelsea.
''Se você ganhar o campeonato nacional todos os anos só pode ser Jesus Cristo ou Deus'', ironizou.
''É impossível ganhar campeonatos nacionais ano após ano. Manchester United e Chelsea estiveram lado-a-lado durante grande parte do campeonato, mas o Manchester conseguiu terminar melhor'', acrescentou.
Para Robson, o Chelsea ''não fez uma má época, pelo contrário, foi uma grande época'', salientando as conquistas da Taça da Liga e da Taça de Inglaterra e o segundo lugar na Premier League.
''O Chelsea tem de estar muito feliz com o José e o José tem de estar muito feliz com o Chelsea'', declarou.
Sobre a personalidade de Mourinho, o ex-seleccionador inglês realçou a sua ''autoconfiança'': ''Nas suas capacidades, na forma como fala com os atletas, inclusive às grandes estrelas. E isso é muito surpreendente por ele não ter sido um grande jogador''.
Para a época 2007/2008, o antigo técnico de Sporting e FC Porto antevê ''uma grande batalha'': ''Além de Manchester e Chelsea, o Arsenal e o Liverpool vão estar melhores. Vai ser uma temporada fantástica''.
LUSA