As selecções da Polónia, líder destacada do grupo A de qualificação para o Euro2008 em futebol, e da Sérvia venceram hoje no Azerbaijão e Finlândia, respectivamente, colocando Portugal sob pressão para o jogo na Bélgica.
A equipa das ''quinas'', vice-campeã europeia, está obrigada a impor-se mais logo em Bruxelas, sob pena de perder o segundo lugar para a formação balcânica, que bateu a Finlândia por 2-0, e deixar escapar na frente os polacos, vencedores por 3-1 na deslocação ao Azerbaijão.
Em Baku, a selecção anfitriã chegou ao intervalo em vantagem graças ao tento madrugador de Subasic, aos seis minutos, mas os visitantes deram a volta ao resultado no curto espaço de três minutos, graças aos remates certeiros de Smolarek (63) e Krzynówek (66).
Smolarek, ''carrasco'' de Portugal quando a equipa das ''quinas'' jogou na Polónia e perdeu por 2-1 com um ''bis'' do avançado, abriu o caminho da vitória, mas foi Krzinówek que a fechou, marcando o seu segundo golo aos 90 minutos e estabelecendo o 3-1 final.
A Finlândia, que dividia com a Sérvia e Portugal o segundo lugar da ''poule'', comprometeu a qualificação para a fase final, ao perder por 2-0 na recepção ao conjunto dos Balcãs, que entrou a ganhar com um tento apontado logo aos três minutos, pelo avançado Jankovic.
O suplente Jovanovic ''selou'' aos 86 minutos o triunfo da Sérvia, que passou a somar 14 pontos, mais três que Finlândia e Portugal (a equipa lusa tem menos um encontro realizado), mantendo-se a cinco da líder Polónia, agora com 19 pontos.
Na cauda do grupo, o Azerbaijão foi apanhado pela Arménia, que ocupava a última posição à partida para esta ronda, mas desfruta agora da companhia azeri, graças à vitória por 2-1 no Cazaquistão, outra selecção sem perspectivas de qualificação para o Europeu da Áustria e Suíça.
LUSA