A França venceu hoje por 2-0 na recepção à Ucrânia no jogo grande da ronda europeia de qualificação para o Euro2008 em futebol, marcada pela suspensão do Dinamarca-Suécia, motivada pela agressão ao árbitro por um adepto dinamarquês.
Portugal também obteve um triunfo essencial na corrida à fase final, ao impor-se por 2-1 na Bélgica, mantendo-se em igualdade com a Sérvia na segunda posição do grupo A, a cinco pontos da líder Polónia, que venceram no Azerbaijão (3-1) e Finlândia (2-0), respectivamente.
Em Copenhaga, a Dinamarca perdia com a Suécia por 3-0 aos 26 minutos, mas conseguiu recuperar e empatar a três bolas, até que, aos 89 minutos, o árbitro alemão Herbert Fandel marcou uma grande penalidade contra os dinamarqueses e expulsou o defesa Poulsen.
A decisão provocou a indignação entre os adeptos locais e um deles agrediu na cara o juiz, que suspendeu o jogo e deu a vitória por 3-0 à Suécia, mas a UEFA anunciou depois que apenas tomará uma decisão sobre o assunto na próxima reunião do seu Comité de Disciplina.
Mesmo sem ter jogado e até ser tomada uma decisão da UEFA, a Irlanda do Norte mantém-se no topo do agrupamento F, ao passo que a Espanha não esbanjou a possibilidade de se aproximar dos primeiros colocados, ao vencer por 2-0 na Letónia.
Em Paris, as duas equipas apresentaram-se desfalcadas dos seus jogadores mais influentes, os avançados Henry (França) e Shevchenko (Ucrânia), mas foi a vice-campeã mundial que menos se ressentiu, impondo-se por 2-0, com golos de Ribéry (57 minutos) e Anelka (71).
A França assumiu a liderança da ''poule'' B, enquanto a campeã mundial Itália beneficiou do desaire ucraniano e da folga da Escócia para se isolar no segundo posto, na sequência da sofrida vitória nas Ilhas Faroé, por 2-1, com dois tentos do avançado Filippo Inzaghi.
Os médios do Benfica Katsouranis e Karagounis foram titulares da vitória da Grécia sobre a Hungria, por 2-0, que permitiu à campeã europeia desalojar no comando da ''poule'' C a Turquia, derrotada por 3-2 na Bósnia, a qual reentrou na corrida pelo apuramento, tal como a Noruega, vencedora por 4-0 na recepção a Malta.
A Alemanha isolou-se em grande estilo na frente do grupo D, com uma goleada por 6-0 na recepção a São Marino, beneficiando do ''nulo'' cedido pela República Checa no País de Gales, no jogo que marcou a despedida internacional do galês Ryan Giggs.
Um golo solitário de Eduardo da Silva permitiu à Croácia vencer por 1-0 na Estónia e conservar a liderança do agrupamento E, pois os perseguidores, Israel e Rússia, também se impuseram, sobre a Macedónia (2-1) e Andorra (4-0), respectivamente.
A Roménia igualou a Holanda no topo do grupo G, graças ao triunfo por 2-1 na Eslovénia e aproveitando a folga da ''laranja mecânica'', enquanto o sucesso (2-0) na Bielorrússia colocou a Bulgária a dois pontos do duo da frente e com perspectivas de qualificação.
LUSA