loading

Sporting-Benfica: Dost 'viciado' em golos e perto da lista dos notáveis

Bas Dost vai defrontar o Benfica no sábado numa altura em que está a passar a melhor fase desde ingressou no Sporting no início da temporada, com 10 golos marcados nos últimos cinco jogos na I Liga de futebol.

Sporting-Benfica: Dost 'viciado' em golos e perto da lista dos notáveis

Dost, contratado no último verão por um montante recorde de 10 milhões de euros para tentar fazer esquecer o argelino Slimani, que rumou ao Leicester, já alcançou o estatuto de figura ‘chave’ da equipa de Jorge Jesus e está a um passo de entrar na lista dos notáveis do emblema de Alvalade.

Com 28 golos do campeonato, o holandês está a dois de chegar à fasquia das três dezenas e igualar o feito de históricos como Mário Jardel, Manuel Fernandes, Jordão, Yazalde e Peyroteo.

Com estes números, além de ser destacado líder da lista de melhores marcadores da I Liga (tem mais 10 golos do que Soares, do FC Porto), Dost aparece na luta pela Bota de Ouro, ocupado o segundo lugar a apenas um tento do argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, que segue na frente.

Nas últimas cinco partidas, só o Arouca conseguiu fugir à pontaria certeira de Dost, que fez um ‘poker’ frente ao Tondela (4-1), chegou a um ‘hat-trick’ com o Boavista (4-0), bisou com o Nacional da Madeira (2-0) e fez um no campo do Vitória de Setúbal (3-0).

O avançado também já sabe marcar ao Benfica, eterno rival do Sporting, já que fez o único golo dos ‘leões’ na derrota no Estádio do Luz (2-1), quando os dois clubes se defrontaram na primeira volta.

Com 1,96 metros, o internacional holandês tem no jogo aéreo a sua maior referência, mas conquistou os adeptos do Sporting sobretudo pela sua facilidade de remate e a forma como, dentro da área, foge aos defesas rivais.

Na I Liga, Dost é responsável por praticamente metade dos 58 golos do Sporting e, sozinho, tem mais tentos marcados do que oito equipas (Belenenses, Feirense, Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira, Estoril-Praia, Nacional da Madeira, Moreirense e Tondela) e tantos como Marítimo e Arouca.

Na Liga dos Campeões, Dost mostrou-se mais perdulário e apenas marcou um golo nos seis jogos da fase de grupos, perante o Légia Varsóvia (2-0), na segunda jornada. Na Taça de Portugal, prova em que o Sporting também já está eliminado, o holandês fez igualmente um golo, perante o Vitória de Setúbal (1-0), nos oitavos de final.

Formado no FC Emmen, o internacional holandês passou pelo Heracles, mas foi ao serviço do Heerenveen que deu nas vistas, em 2011/12, quando se sagrou melhor marcador do campeonato. Os 31 golos marcados por Dost chamaram a atenção do Wolfsburgo, que contratou o avançado no final da temporada.

Antes de rumar ao Sporting, Dost passou quatro temporadas no emblema germânico, tendo em 2014/15 efetuado a sua melhor época com 20 golos, incluindo um ‘bis’ frente ao Sporting (2-0), na Liga Europa.

Bas Dost vestiu a camisola da Holanda por 13 vezes e tem um golo marcado pela ‘laranja mecânica’.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?