loading

Selecção: Portugal empata (1-1) no Kuwait

A selecção portuguesa de futebol terminou hoje a época 2006/07 com um empate triste frente à congénere do Kuwait por 1-1, num encontro mais de festa do que de preparação, disputado na Cidade do Kuwait.

Selecção: Portugal empata (1-1) no Kuwait

Depois da goleada a 19 de Novembro de 2003 (8-0, em Leiria), Portugal - no último jogo da época antes da visita à Arménia a 22 de Agosto, de qualificação para o Euro2008 - voltou a defrontar esta equipa do Médio Oriente, num jogo estranho, com mais de uma dezena de substituições por parte do Kuwait, sem que a ficha tivesse, pelo menos, os nomes e números de vários desses atletas, numa operação de charme e, sobretudo, financeira junto dos kuwaitianos.

Na estreia de Bruno Alves, Antunes e Daniel Fernandes com a camisola das ''quinas'' e com Bosingwa pela primeira vez como titular (duas internacionalizações), e sob uma temperatura de 35 graus, a selecção lusa precisou de suar - não apenas pelo calor - e o empate acabou por reflectir a imagem lusa no Kuwait.

Com muitos apoiantes de Deco, Quaresma, Nani e com os kuwaitianos a demonstrarem saudades de Figo, a partida foi sempre muito morna, com poucos motivos de interesse, a não ser os golos de João Tomás (72 minutos) e Sulman Al Shakire (88) e o delírio, a espaço, dos adeptos locais.

A partida oficial, de acordo com a organização autorizada pela FIFA, merece grandes reparos, mais não seja pelas condições apresentadas e por um conjunto de peripécias, com certeza, contra os regulamentos do organismo que gere o futebol mundial.

Tal como o seleccionador luso já tinha anunciado, Portugal alinhou de início em 4x3x3, com Quim, na baliza, uma linha defensiva com Bosingwa, Bruno Alves, Meira e Paulo Ferreira, um meio-campo composto por Raul Meireles, Tiago e Deco (como capitão de equipa) e um ataque desenhado com Nani, Quaresma e Hélder Postiga.

A selecção do Kuwait, maioritariamente composta por jogadores do Al Salmiya (apenas quatro de outros clubes), jogou em 4x5x1 e apresentou-se rápida nos lançamentos para o ataque, apesar da aparente tranquilidade da equipa lusitana.

Claramente superior ao Kuwait, a selecção lusa rapidamente começou a criar perigo, apesar de alguma réplica dos kuwaitianos e Quaresma (três e nove minutos), Hélder Postiga (13) e Raul Meireles (20) atiraram por cima da baliza, nos primeiros avisos à equipa do Médio Oriente.

Aos 21 minutos, Postiga enviou ao poste, na sequência de um excelente jogada de Deco e Paulo Ferreira e apenas aos 43 voltaria a sentir-se a presença do futebol, quando Bruno Alves cabeceou ao lado, após canto de Quaresma da direita.

No último minuto da primeira parte, Hamad Harbi lançou longo e Bashar Abdullah, em boa posição, rematou ao lado, na primeira ocasião de golo para os kuwaitianos.

Ao intervalo, Scolari chamou Jorge Andrade, Petit, Hugo Viana, Duda e João Tomas (regresso após seis anos de ausência) para os lugares de Meira, Tiago, Deco, Nani e Hélder Postiga, respondendo o treinador local com uma equipa completamente nova, apesar de na ficha apenas constarem oito jogadores suplentes.

A equipa portuguesa, no entanto, manteve grandes dificuldades mas, aos 58 minutos, João Tomás enviou às redes laterais para, logo de seguida, rematar por cima.

Antunes estreou-se aos 63 minutos (lugar de Paulo Ferreira) e o guarda-redes Daniel Fernandes repetiu a façanha aos 66, para a posição até então ocupada por Quim.

O golo luso, na sequência de uma boa jogada de Raul Meireles e Quaresma surgiu aos 72 minutos, com uma cabeçada certeira de João Tomás, com os kuwaitianos a marcarem de livre direito, sem oposição do guarda-redes Daniel Fernandes.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?