A líder Polónia sofreu hoje o segundo desaire no grupo A de qualificação para o Europeu de 2008, ao perder por 1-0 no reduto da Arménia, deixando Portugal em posição ainda mais favorável para conquistar o apuramento.
Um golo de Mkhitaryan, aos 66 minutos, no único remate dos locais que acertou na baliza, ditou o desaire dos polacos, que somavam sete jogos consecutivos sem perder, depois de terem iniciado o agrupamento com uma derrota caseira com a Finlândia (1-3).
A formação polaca, na qual o boavisteiro Kazmierczak não saiu do banco dos suplentes, acertou sete vezes na baliza arménia, defendida por Kasparov, mas não marcou qualquer golo, no que foi um bom aviso para Portugal (joga na Arménia a 22 de Agosto).
Com este desaire, a Polónia continua na frente do grupo, com 19 pontos, mais cinco do que Portugal e a Sérvia, que, com menos dois encontros disputados (sete, contra nove), passaram a ser as selecções com menos pontos perdidos: sete, contra oito dos polacos.
A Finlândia, que recebe hoje a Bélgica (vence ao intervalo por 1-0), pode também igualar portugueses e sérvios, mas com mais um encontro disputado (cumpre o oitavo).
Tendo em conta o calendário, Portugal ficou em posição ainda mais privilegiada para chegar ao Europeu de 2008, pois já actuou no reduto dos cinco primeiro colocados, restando-lhe as sempre perigosas deslocações a Arménia, Azerbaijão (13 de Outubro) e Cazaquistão (17).
Em casa, os comandados do brasileiro Luiz Felipe Scolari ainda recebem a Polónia (08 de Setembro), a Sérvia (12), a Arménia (17 de Novembro) e a Finlândia (21).
No outro encontro do agrupamento hoje disputado, o Cazaquistão empatou em casa a um golo com o Azerbaijão: os forasteiros adiantaram-se, por Nadyrov (30 minutos), mas, na segunda parte, os locais restabeleceram a igualdade, por Baltiev (53).
LUSA