O seleccionador português de futebol, Luiz Felipe Scolari, é um dos prelectores convidados para a segunda fase do curso de treinadores de elite, disse hoje à Agência Lusa o coordenador da acção promovida pela FFP, Tiago Braz.
A segunda fase do curso de treinadores de elite UEFA Pro (nível 4), que conta com o técnico do Sporting, Paulo Bento, entre os formandos, vai decorrer em regime de internato entre 11 e 29 de Junho, em Rio Maior.
Segundo o coordenador, os treinadores Domingos Paciência, Luís Castro, Vítor Maçãs, Vítor Urbano, Júlio Garganta, António Natal e Luís de Matos aceitaram o convite da FPF para realizarem prelecções durante a formação.
A FPF aguarda as respostas aos convites endereçados ao treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, do Benfica, Fernando Santos, da Académica, Manuel Machado, e do Vitória de Setúbal, Carlos Carvalhal.
Também os directores técnicos federativos Franco Ferrari, Jean Pierre Morlain e Howard Wilkinsons, de Itália, França e Inglaterra, respectivamente, foram convidados.
Entre os 30 formandos, para além de Paulo Bento, estão os ex-internacionais portugueses Folha, Secretário, Peixe, Rui Barros, Rui Bento, Paulo Sousa, Paulo Alves, Brassard, Barroso, Hélio Sousa e Pedro Martins.
Também frequentam o curso o sérvio Ljubinko Drulovic e o esloveno Zlatko Zahovic, Pedrosa, o seleccionador nacional de futebol de praia, José Miguel, e a treinadora da selecção feminina, Mónica Jorge.
A formação incidirá sobre metodologias de treino e capacidades motoras, com acções lectivas marcadas para 12 e 19 de Junho na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa.
Os formandos vão realizar um teste teórico sobre capacidades motoras no dia 25 de Junho, às 14:30, enquanto que a metodologia de treino será avaliado a 28 e 29 de Junho.
LUSA