Nasceu na Argentina e rumou a Espanha com apenas oito anos de idade. Passados dez anos, Fede Varela evoluiu enquanto jogador na equipa B do FC Porto, e em declarações à revista 'Dragões', o médio revela que não pensou duas vezes quando foi para assinar pelo emblema 'azul e branco'.
«Não demorei nada, mesmo tendo propostas de outros clubes. O FC Porto é um clube muito grande. Aqui, no Porto, estou muito perto da minha família, o que não acontecia na Suíça. Praticamente em duas horas de carro estou em casa dos meus pais (em Vigo), ou eles na minha, e isso é muito importante para mim», destacou o médio que já envergou a camisola do Celta e do Stade Nyonnais.
No decorrer da entrevista, Fede Varela assumiu ainda que sempre teve um carinho especial pelo FC Porto, recordando-se também de crescer com os sucessos dos compatriotas Lucho González e Lisandro López ao serviço dos 'dragões'.
«Quando estava na Argentina sempre gostei deste clube. O meu pai falava muito no FC Porto. E a verdade é que esse meu gosto foi crescendo nos anos em que vivi em Espanha. Isto porque também havia bons argentinos que nessa altura jogavam no FC Porto e o meu pai seguia-os muito. Eu admirava o Lucho, mais do que todos, porque jogava no meio campo, mas também o Lisandro», finalizou o jovem médio de apenas 20 anos.