O britânico Stuart Baxter, atual treinador da equipa SuperSport United, de Pretória, foi hoje renomeado selecionador da África do Sul, anunciou hoje a Federação de futebol daquele país (SAFA).
Os ‘bafana bafana’ ficaram privados de treinador desde a demissão, em dezembro do ano passado, do treinador Ephraim Mashaba, acusado de insultar o presidente e o diretor executivo da SAFA.
A SAFA e o seu atual clube chegaram hoje a acordo sobre o fim do contrato de Stuart Baxter com os SuperSport United para que este possa assumir o comando técnico dos ‘bafana bafana’ no final da época”, informou o organismo em comunicado.
Baxter, de 63 anos, já tinha dirigido a seleção sul-africana em 2004 e 2005 até se demitir por ter falhado o objetivo da qualificação para o Mundial2006, na Alemanha.
O seu regresso culmina um longo período de incerteza, durante o qual os dirigentes da SAFA tentaram, em vão, contratar o francês Hervé Renard, o belga Hugo Broos e o português Carlos Queiroz.
Os ‘bafana bafana’ não se qualificaram para a última fase final da Taça das Nações Africanas, mas estabeleceram no passado mês de abril, após uma vitória por 3-1 num ‘amigável’ com Guiné-Bissau, um novo recorde de 16 jogos sem derrotas (nove vitórias e sete empates).
A seleção da África do Sul ocupa o primeiro lugar do seu grupo de qualificação para o Mundial2018, na Rússia, a par com a seleção do Burkina Faso, orientada pelo português Paulo Duarte, ao fim de duas jornadas.