A câmara de Santo Tirso decidiu atribuir um voto de louvor ao Desportivo das Aves, equipa da II Liga portuguesa em futebol que domingo garantiu matematicamente a subida ao principal escalão.
Em comunicado hoje divulgado, a autarquia de Santo Tirso, distrito do Porto, refere que pretende fazer um "louvor público ao esforço e dedicação de jogadores, treinadores e dirigentes".
A homenagem justifica-se, diz a nota, "pelos resultados alcançados, mas também pelo importante papel que o regresso do clube ao principal campeonato português terá na promoção do concelho e no desenvolvimento da prática desportiva entre os mais jovens".
O Desportivo das Aves, equipa que tem sede numa das freguesias mais populosas do concelho de Santo Tirso, confirmou no domingo a subida à primeira divisão do futebol português ao empatar fora 2-2 com o União da Madeira, alcançando assim o seu principal objetivo para esta época.
Com a subida à I Liga garantida, o Desportivo das Aves, segundo classificado, a dois pontos do líder Portimonense, está agora focado conquista do título da II Liga.
O voto de louvor atribuído pela câmara tirsense refere que "dez anos depois o Desportivo das Aves está de regresso ao convívio dos ‘grandes’, num feito que, para o executivo camarário ficará marcado para sempre no palmarés desportivo do emblema de Vila das Aves e na memória do concelho de Santo Tirso".
"Este é um motivo de alegria e orgulho para o concelho de Santo Tirso e para a freguesia de Vila das Aves, como, aliás, ficou bem patente no entusiasmo com que jogadores, treinadores e dirigentes foram recebidos no estádio. Temos consciência da importância do clube para a promoção do concelho e da prática desportiva", acrescenta o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, citado no comunicado camarário.
A autarquia de Santo Tirso aponta, por fim, que vai levar a uma próxima reunião de câmara uma proposta que aumenta para 120 mil euros o apoio, no âmbito do contrato-programa, ao Desportivo das Aves.