A Sérvia juntou-se hoje à anfitriã Holanda nas meias-finais do Europeu de futebol de sub-21, numa segunda jornada do grupo B marcada pelo espectacular embate entre Inglaterra e Itália, que terminou empatado a dois golos.
Num embate equilibrado, em Nimegue, um tento de Bosko Jankovic, aos 93 minutos, foi o suficiente para os sérvios somarem a segunda vitória, depois de terem aberto o agrupamento com um triunfo por 1-0 sobre a Itália (golo de Dejan Milovanovic).
Por terem atingido as meias-finais, Sérvia e Holanda, que lidera o grupo A só com triunfos (1-0 a Israel e 2-1 a Portugal), garantiram também presença nos Jogos Olímpicos.
No outro jogo do dia, a Inglaterra e a Itália deram um grande espectáculo, no que foi, de longe, o melhor jogo da prova e um festival de futebol ofensivo, como demonstram os 46 remates, 15 por parte dos ingleses e 31 dos transalpinos.
Os ingleses começaram muito melhor e aos 26 minutos já venciam por 2-0, com tentos de Davig Nugent e Leroy Lita, mas os transalpinos, que com o desaire ficariam fora das “meias”, reagiram e reduziram aos 35 minutos, por intermédio de Giorgio Chiellini.
Na segunda metade, os comandados do ex-avançado internacional transalpino Pierluigi Casiraghi entraram dispostos a chegar à igualdade, o que conseguiram aos 69 minutos, através de um grande “tiro” de fora da área de Alberto Aquilani.
Até ao final, ambas as equipas tentaram ganhar o jogo, mas foi a Itália que esteve mais perto, também porque era a mais interessada em vencer, já que, com o empate, a Inglaterra está isolada no segundo lugar, um ponto à frente de italianos e checos.
O Europeu de sub-21 prossegue sábado, com a terceira e última ronda do grupo A: a já apurada, anfitriã e detentora do título Holanda defronta a Bélgica e Portugal “mede forças” com Israel, precisando de vencer e do triunfo da selecção “laranja” para chegar às meias-finais.
Se esta conjugação de resultados não se verificar, Portugal fica fora das “meias”, mas, se não perder, ainda pode chegar aos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, precisando para isso que a Inglaterra garante domingo o segundo posto do grupo B.
Caso Portugal seja o terceiro do grupo A e os ingleses, que defrontam a já apurada Sérvia e não se podem qualificar para os Jogos Olímpicos (nesse prova só existem como Grã-Bretanha), consigam o segundo posto do B, a equipa lusa jogará um “play-off” de apuramento para Pequim com o terceiro do outro agrupamento.
LUSA