A Holanda sagrou-se bicampeã da Europa de futebol na categoria sub-21, ao vencer a Servia por 4-1 na final, disputada no estádio Euroborg, em Groningen (Holanda).
A jogar perante o seu público, a formação holandesa começou cedo a fazer o resultado e inaugurou o marcador aos 17 minutos, num cruzamento de De Ridder da direita para Bakkal, que, sozinho na área, fez o 1-0.
A Sérvia pouco ou nada pôde fazer para contrariar a forte selecção holandesa, que só conseguia incomodar em lances de bola parada, como aos 35 minutos, quando um falhanço do guarda-redes Waterman na saída a um livre quase dava mau resultado, mas a bola foi ao poste e regressou às mãos do guardião.
No segundo tempo, a equipa sérvia entrou disposta a alterar o curso dos acontecimentos, mas seria a Holanda que voltaria a marcar, aos 60 minutos, num lance criado de novo por De Ridder na direita, que os defesas cortam para o centro da área, onde Babel concluiu para o 2-0.
Apenas sete minutos depois, e já com a Sérvia reduzida a 10 elementos por expulsão de Kolarov por acumulação de amarelos, foi a vez de Babel cruzar para Rigters apontar o 3-0 e o seu quarto golo na prova.
Aos 71, Babel teve nova oportunidade para fazer golo, numa grande penalidade a punir falta de Ivanovic sobre o avançado do Ajax, mas o “número nove” holandês permitiu a defesa do guarda-redes Kahriman.
A Sérvia ainda conseguiu reduzir, por Mrdja, aos 79 minutos, que cabeceou da melhor forma um centro de Z. Tosic da esquerda, mas o título era da Holanda, que ainda fez o 4-1, por Bruins, aos 87.
LUSA