loading

Taça Liga: A competição mais solidária de sempre, segundo Hermínio Loureiro

A Taça da Liga, cuja primeira edição se disputa na próxima época, é ''a competição mais solidária alguma vez realizada em Portugal'', disse hoje em Copenhaga o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Segundo Hermínio Loureiro, que terça-feira apresenta a Taça da Liga na sede do patrocinador da prova, a cervejeira dinamarquesa Carlsberg, a solidariedade resulta de ''haver uma redistribuição de receitas por todos os clubes que participam'' na prova, bem como ''um esforço dos clubes mais fortes'' em favor dos mais fracos.

O presidente da LPFP, que tomou posse em Outubro, considerou que este é ''um momento de grande satisfação para o futebol português, por a prova ter ficado pronta a ser iniciada ''em tão pouco tempo'', e frisou o facto de a Taça da Liga ser patrocinada por ''uma empresa multinacional com uma ligação histórica'' à modalidade.

Segundo Hermínio Loureiro, além de ''preencher uma lacuna'' no calendário nacional, a Taça da Liga ''vai contribuir para aumentar as receitas dos clubes'', num momento em que o esforço tem de ser no sentido de ''estancar as despesas e aumentar as receitas''.

''A consolidação da Taça da Liga é o grande desafio de todos nós - equipas, clubes, dirigentes, comunicação social e adeptos'', disse o presidente da Liga, manifestando o desejo de que a nova competição ''possa envolver todo o mundo do futebol de uma forma positiva''.

Hermínio Loureiro recusou comentar a troca de palavras entre os presidentes do FC Porto e do Benfica, Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira, depois de sexta-feira ter sido conhecida uma terceira acusação contra o primeiro por corrupção desportiva activa, agora relativa ao jogo Nacional-Benfica da época de 2003/04.

''As pessoas já se habituaram a que o presidente da Liga não faz comentários sobre declarações dos presidentes dos clubes. Espero que tudo corra dentro da normalidade e da solidariedade que se exige no futebol. Na encruzilhada em que o futebol português vive, estou muito preocupado em aumentar as receitas'', limitou-se a afirmar.

A Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo empresário Joe Berardo sobre o Benfica também apenas mereceu uma curta referência: ''São novas realidades e matérias muito específicas que envolvem outras entidades, como a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e a Liga não deve comentar''.

Hermínio Loureiro acrescentou que, na Assembleia Geral de sexta-feira, a LPFP vai discutir um conjunto de alterações para adoptar na nova época desportiva, mas, apesar de não querer dar mais pormenores, recordou que ''não é novidade para ninguém'' o facto de considerar os bilhetes para os jogos ''muito caros''.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?