Os futebolistas Hélder Barbosa e Ivanildo vão ser emprestados pelo FC Porto à Académica na época 2007/08, disse hoje à Agência Lusa o treinador da equipa de Coimbra, Manuel Machado.
“Conto com eles na próxima segunda-feira. É esta a indicação que tenho da Direcção, embora a minha função, como já referi várias vezes, é opinar de fora para dentro”, salientou o técnico.
Hélder Barbosa, avançado de 20 anos, já esteve emprestado na temporada passada à Académica, mas uma grave lesão no joelho durante um jogo-treino, em Novembro, contra o Pampilhosa, afastou-o dos relvados até ao final da temporada.
“Fui bem recebido em Coimbra e sempre foi a minha ambição voltar, no entanto, ainda não sei para onde vou”, afirmou, cautelosamente, o futebolista à Agência Lusa.
Ao contrário de Hélder Barbosa, Ivanildo, de 21 anos, vai enfrentar uma nova realidade, depois de ter estado emprestado à União de Leiria na temporada passada, apresentando-se segunda-feira, 2 de Julho, dia do regresso ao plantel.
As cedências dos dois avançados à Académica coincidem com o ingresso do lateral esquerdo Lino no FC Porto, que assegurou o brasileiro a custo zero, depois de este ter rescindido contrato com os “estudantes” por mútuo acordo.
Manuel Machado confirmou também que o médio cabo-verdiano Lito deverá assinar nos próximos dias, havendo já um pré-acordo com o clube de Coimbra. O jogador alinhou pela selecção do seu país e ficou a gozar um período de férias, após terminar contrato com a Naval 1º de Maio.
Estes três futebolistas vêm juntar-se aos sete reforços já anunciados: Licá, Rui Nereu, Markus Berger, Ricardo, Pedrinha, Pedro Costa e Orlando.
Quem ainda poderá completar o plantel é o internacional congolês Maboula Lukundu, do Standart de Liège, que, segundo o jornal O Jogo, poderá preencher o lugar do avançado brasileiro Joeano, uma vez que ainda não há acordo com o Beitar de Jerusalém para novo empréstimo.
O ponta-de-lança Maboula Lukundu, de 31 anos, já representou o Valence, o Mónaco, o Galatasaray, o Lille e o La Gantoise.
LUSA