O treinador da equipa de futebol do Sporting, Paulo Bento, admitiu hoje que necessita de mais um avançado e um médio para que o clube esteja “mais forte” na próxima temporada e sublinhou que quer manter Caneira.
“Não tem ainda um ponta de lança. Temos três, queremos quatro”, disse Paulo Bento, acrescentando que “falta um médio” ao vice-campeão nacional.
O técnico concluiu hoje, em Rio Maior, o período de internato do curso de treinadores de elite - nível 4 - e disse, à saída do teste final, que o Sporting está a “construir uma equipa para lutar pelos objectivos”, com “rigor, seriedade e paciência”.
“O Sporting já adquiriu cinco jogadores, mais o regresso do Paulo Renato”, disse Paulo Bento, acrescentando que o clube “não tem o plantel completo”.
“Escolhemos o perfil e as características para as posições que pretendíamos, as coisas estão a decorrer dentro daquilo que planeámos e daquilo que era previsto. Quando chegar à altura certa o Sporting terá o seu plantel construído e há-de lutar pelos seus objectivos”, explicou.
Segundo Paulo Bento, as características do avançado pretendido estão bem definidas.
“Um jogador que nos permita, a qualquer momento do jogo, seja como estratégia inicial, seja depois no decorrer do jogo, jogarmos de uma forma diferente daquilo que normalmente jogamos, com um futebol mais elaborado, mais construído”, explicou.
Paulo Bento, apesar de considerar não ser tempo falar de jogadores em particular, manifestou o “desejo” de contar com Marco Caneira, admitindo a possibilidade de o jogador regressar ao Valência, apesar de formalmente não haver “um conhecimento da parte do Sporting sobre essa situação”.
“O Marco, para nós, tem sido, no tempo que tem estado, um defesa, não um central ou um lateral, mas um defesa. Logicamente, isso poderá levar-nos a tomar outras opções”, afirmou.
O técnico “leonino” pretende manter o “modelo de jogo” que permite ter “dois sistemas de jogo”, mas admite algumas reformulações: “depois de observar os jogadores e quando o plantel estiver completo, poderemos reformular alguma coisa, mas a base vai seguramente manter-se”.
O Sporting começa a temporada a 04 de Julho, para “uma pré- temporada um pouco diferente”, dadas as ausências dos internacionais sub-20, presentes no Mundial, e sub-21, que estiveram no Europeu, mas que, segundo Paulo Bento, vai permitir “chegar em condições de disputar o primeiro troféu e depois disputar o resto da temporada”.
O treinador avaliou positivamente o curso hoje concluído e que o “coloca dentro da legalidade, na inscrição como treinador principal”, apesar do “sacrifício” e da “grande disponibilidade” que foi necessária, após uma “temporada em que há algum stress, algum desgaste”, indicando que pretende “descansar dois dias e depois recomeçar”.
Além de Paulo Bento, entre os 30 formandos que hoje concluíram a fase de internato, estiveram os ex-internacionais portugueses Folha, Secretário, Peixe, Rui Barros, Rui Bento, Paulo Sousa, Paulo Alves, Brassard, Barroso, Hélio Sousa e Pedro Martins.
Assim como o montenegrino Drulovic, o esloveno Zahovic, Pedrosa, o seleccionador nacional de futebol de praia, José Miguel, e a treinadora da selecção feminina, Mónica Jorge.
LUSA