Marcos Freitas, João Monteiro e João Geraldo passaram hoje a primeira ronda do quadro principal de singulares do campeonato do Mundo de ténis de mesa, que está a decorrer em Dusseldorf, na Alemanha.
Pelo caminho ficaram Tiago Apolónia e Diogo Carvalho, bem como Leila Oliveira, no torneio feminino.
Destaque para a ‘amarga’ derrota de Apolónia, o segundo melhor português do ‘ranking’, que desperdiçou uma vantagem de 3-2 sobre NG Pak Nam, de Hong Kong, para perder por 4-3. Um resultado inesperado, face à diferença de ‘ranking’ entre o luso, 19.º mundial, e o seu adversário, 185.º.
Marcos Freitas, 16.º do mundo, cumpriu bem ante o grego Konstantinos Papageorgiou (135.º), triunfando por 4-1. Sucesso claro também para João Monteiro (49.º), com 4-2 ao polaco Daniel Gorak (91.º).
Mais renhido foi o triunfo de João Geraldo (78.º) sobre o espanhol Alvaro Robles (88.º), com os números finais a registarem 4-3 para o luso.
Ante o 32.º do mundo, o alemão Ruwen Filus, Diogo Carvalho (306.º) confirmou a boa forma que patenteou na fase de grupos e no quadro preliminar, para perder por 4-2.
Missão também muito difícil era a de Leila Oliveira, que defrontava a porto-riquenha Adriana Diaz. A americana acabou por ganhar por claros 4-0.
Os três portugueses que continuam em competição jogam todos amanhã.
Marcos Freitas é favorito ante o iraniano Nima Alamian (128.º), mas os outros dois portugueses deverão ter mais dificuldades: Monteiro cruza-se com o japonês Yuto Muramatsu (28.º) e Geraldo com o alemão Rowan Filus.