Ernesto Valverde, técnico que trocou o Athletic Bilbao pelo Barcelona, foi hoje apresentado em Camp Nou. Na cerimónia de apresentação, o treinador de 53 anos, afirmou que comandar o Barça é 'é um desfio apaixonante' e espera que 'todos' possam 'desfrutar' da ligação.
«Este é o desafio mais difícil da minha carreira, mas também o mais bonito. Tenho uma grande confiança», começou por dizer o técnico, que mostrou alguma dificuldade em eleger o treinador com quem mais aprendeu durante a sua carreira como jogador.
«Na minha carreira tive grandes treinadores. Cruyff, Irureta, Heynckes, Clemente... Retiras sempre algo de cada um deles», afirmou.
Valverde mostrou-se satisfeito pela possibilidade de comandar um dos maiores clubes do mundo, prometendo retribuir a confiança.
«Cabe-me devolver isto, através do meu trabalho e da minha forma de fazer as coisas. É uma responsabilidade responder perante tanta gente», frsiou, antes de ouvir o presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, dar-lhe as boas vindas, mas também exigir-lhe vitórias.
«Conta com uma bagagem muito importante. Estamos em Camp Nou, o nosso lugar para sonhar e espero que tornes realidade os sonhos dos 'culés'», referiu o presidente do emblema blaugrana.
Antes de dar por terminada a conferência, o novo treinador dos 'culé' explicou ainda quais são os seus planos com Iniesta na próxima época.
«Considero Iniesta um jogador muito importante para a equipa e para o clube, pode acrescentar muito no terreno de jogo», esclareceu Valverde, que não irá apostar apenas nos mais experientes, mas também nos jovens da cantera.
«A minha ideia é ter uma relação próxima com a equipa B, ver que jogadores melhoram dia a dia, para poderem subir à primeira equipa», finalizou.