O médio camaronês Yaya Toure renovou hoje contrato por uma época com o Manchester City, na que será a oitava época no clube inglês de futebol treinado por Pep Guardiola.
O vínculo do atleta de 34 anos expirava no fim da atual temporada, mas o diretor desportivo do clube, o espanhol Txiki Berigistain, anunciou o prolongamento da ligação.
“É um dos mais experientes e populares jogadores da nossa equipa. Não podíamos estar mais satisfeitos face à sua continuidade”, disse o dirigente dos ‘cizitens’.
O futuro de Toure no clube esteve em causa no início da época agora finda, quando foi ostracizado por Guardiola, acabado de chegar do Bayern Munique e que se mostrou descontente com os níveis físicos do atleta e com as críticas que lhe foram feitas pelo agente do jogador africano, Dimitri Seluk.
O experiente futebolista foi mesmo retirado da equipa para a fase de grupos Liga dos Campeões, mas reagiu, perdeu seis quilos e em novembro voltou às opções de Guardiola.
Escapou assim à razia no plantel neste final de época, que inclui as saídas de Bacary Sagna, Pablo Zabaleta, Gael Clichy, Jesus Navas e Willy Caballero.
“Disse a mim próprio que o meu percurso no City ainda não estava completo. Quando recebi o telefonema do Txiki e falei com o meu agente, fiquei maravilhado”, revelou Toure.
O atleta chegou ao Manchester City em 2010 proveniente do Barcelona e foi fundamental nos títulos de campeão de Inglaterra de 2012 e 2014.
No total, tem 299 jogos pelo clube, tendo marcado 81 golos.