O Rio Ave regressou hoje ao trabalho com novidades, mais um sul-coreano à experiência, e um orçamento de cerca de 1,5 milhões de euros, que já inclui as verbas para futebol juvenil (181.000 euros) e futsal (24.000).
A equipa mantém-se na Liga de Honra e conserva a estrutura base da época. No que toca a objectivos, a direcção assume apenas que prosseguirá com as “políticas” que lhe permitam “continuar a redução do passivo”, não existindo objectivo claros em termos desportivos.
A equipa técnica continua a ser chefiada por João Eusébio, treinador que na época passada falhou a subida à primeira Liga já em plena recta final, devido a uma sequência fatal de quatro derrotas consecutivas.
Os cinco reforços do Rio Ave são o defesa direito Ribeiro (ex-Beira Mar), o experiente central Gaspar (ex-Belenenses) e os atacantes Henrique (ex-Atlético Paranaense), Luisinho (ex-Moreirense) e Miguel Lopes (ex-Operário, dos Açores), enquanto a grande baixa é Fábio Coentrão, que foi contratado pelo Benfica.
O negócio Coentrão valeu ao clube de Vila do Conde um milhão de euros, dinheiro utilizado para saldar dívidas ao fisco e à segurança social. Refira-se, por outro lado, que quase metade do orçamento para esta época (715 mil euros) será gasto com jogadores. Para os treinadores estão previstos 65 mil euros.
No capítulo das receitas, o Rio Ave conta com 102 mil euros das “autarquias”, câmara municipal incluída, 525 mil euros de patrocínios, 150 mil euros de publicidade e 75 mil euros das televisões.
Outra baixa no plantel é a de Gama, que se retirou aos 37 anos após disputar mais de 440 jogos com a camisola do Rio Ave e é agora um dos treinadores-adjuntos de João Eusébio, que não prestou declarações.
Depois de uma época apagada no Belenenses, Gaspar, de 32 anos, apresenta-se no Rio Ave com dois grandes objectivos: “jogar e ajudar” a sua nova equipa.
Ribeiro, outro reforço, considera que o Rio Ave tem “aspirações saudáveis e todas as condições para fazer um campeonato tranquilo”.
Do Brasil veio o ponta-de-lança Henrique, de 20 anos, que se auto-define como “um jogador rápido, com um pouco de habilidade e que gosta de marcar golos”.
O sul-coerano à experiência chama-se Lim Kyuhyuk, tem 22 anos e emigrou há quatro anos para o Brasil, onde jogava no Ituano.
Kyuhyuk, que já se faz entender em português, define-se com um “meia-atacante”, ou seja, um centro-campista ofensivo. Foi duas vezes internacional sub-20, disse que o “treino de hoje foi bom” e mostrou vontade de “ficar2.
Para tal, revelou, tem “uma ou duas semanas” para convencer João Eusébio.
O Rio Ave vai estagiar em Ofir, de 08 a 14 de Julho, e disputar particulares com Varzim (11 de Julho), Trofense (14), Gil Vicente (18), Penafiel (21), Aves (25), Merelinense (26) e Paços de Ferreira (28 - apresentação oficial)
Plantel e equipa técnica para 2007/2008:
Guarda-redes: Adriano, César e Mora.
Defesas: Bruno Mendes, Danielson, Fábio Faria (ex-júnior), Gaspar (ex-Belenenses), Milhazes e Ribeiro (ex-Beira Mar).
Médios: André Serrão, André Vilas Boas, Delson, Marquinhos, Niquinha, Tiago Terroso (ex-júnior) e Vítor Gomes.
Avançados: Chidi, Evandro, Henrique (ex-Atlético Paranaense), Keita, Luisinho (ex-Moreirense), Miguel Lopes (ex-Operário), Ronaldo (ex-Marítimo) e Samson.
Equipa técnica: João Eusébio (treinador), Lima Pereira (treinador adjunto), Gama (treinador adjunto) e Francisco Costa.
Saídas: Fábio Coentrão (Benfica), Gama (treinador adjunto), Costé, Agostinho, Laércio, António, Pires e Ricardo Jorge.
LUSA