O futebolista internacional marfinense Cheick Tioté, antigo jogador dos ingleses do Newcastle, morreu hoje após desfalecer durante um treino com a equipa chinesa Beijing Enterprises, anunciou um porta-voz do jogador.
O médio defensivo, de 30 anos, treinava com o clube da segunda divisão quando desfaleceu, sem que o porta-voz tenha revelado mais informações, para que “a privacidade da família seja respeitada neste período difícil”.
Nascido em Yamossoukro, o marfinense alinhou em 52 partidas pela seleção da Costa do Marfim, tendo vencido a Taça das Nações Africanas em 2015.
Tioté iniciou a carreira de sénior no Anderlecht, clube no qual jogou de 2005 a 2008, tendo sido campeão belga em 2006 e 2007, depois representou os holandeses do Roda por empréstimo, em 2007/08.
Seguiu-se o Twente, clube no qual foi campeão holandês em 2010, vencendo ainda a taça nesse mesmo ano, antes de sair para o Newcastle.
O jogador transferiu-se para o Beijing Enterprises em fevereiro deste ano e disputou 10 partidas no emblema da segunda divisão chinesa.
Vários dos clubes que representou, incluindo o emblema inglês, já endereçaram condolências à família de Cheick Tioté.