loading

Fernando Santos reconhece que ausência de títulos conduzirá à saída

O treinador do Benfica, Fernando Santos, definiu hoje como meta do clube da Luz a conquista do título de futebol na época 2007/2008 e reconheceu que a falta de resultados poderá conduzir à sua saída.

Fernando Santos reconhece que ausência de títulos conduzirá à saída

“Acredito que vou ficar mais alguns anos no Benfica, mas é óbvio que tenho que ganhar coisas”, disse Fernando Santos, naquela que foi a sua primeira conferência de imprensa, depois de iniciados os trabalhos de pré-época, segunda-feira.

O técnico confirmou ser este o seu último ano de contrato no Benfica e frisou que “Inglaterra é o único país onde os treinadores são avaliados pelo que fazem no dia-a-dia” e não apenas pelos resultados.

Fernando Santos brincou com a situação e disse ainda que se assim não fosse o francês Arsène Wenger, técnico do Arsenal, já teria deixado há muito tempo o comando técnico dos “gunners”, face ao jejum de títulos no clube londrino.

Em dia que serviu também para esclarecer dúvidas, o treinador do Benfica explicou que todos os reforços (Zoro, Bergessio, Cardozo, Sretenovic e Fábio Coentrão) tiveram o seu aval e que ainda espera novidades para substituir Karagounis e, eventualmente, Miccoli.

“Saiu um médio (Karagounis), tem que entrar outro”, disse Fernando Santos, referindo que uma perda será apenas a de um jogador que queira ficar no Benfica, em alusão ao facto do médio grego ter manifestado vontade em sair.

O treinador das “águias” disse ainda não querer fazer futurologia em relação ao avançado italiano Miccoli e foi cáustico em relação ao defesa brasileiro Anderson, frisando que toda a gente já conhece a vontade do jogador pelo que este tem afirmado na imprensa.

“Ele já disse nos jornais o que tem que dizer, há três semanas que diz o que quer. Eu tenho apenas que gerir o plantel do Benfica. Se ele não quer ficar tem que encontrar uma solução com a direcção”, explicou o treinador.

Uma coisa é certa, Fernando Santos acredita ter esta época uma melhoria na qualidade do plantel, com um maior equilíbrio, chegando a dizer que neste momento conta com 16 ou 17 jogadores que são titulares indiscutíveis.

Entre eles, segundo o técnico, está Manuel Fernandes, médio que na última época representou o Everton e o Portsmouth, e que está de regresso à Luz.

“O Manuel (Fernandes) é uma mais valia. É um jogador diferente, fisicamente. Está claramente motivado para ficar e naturalmente para fazer parte desse grupo, de 16/17 titulares nesta equipa”, acrescentou.

Fernando Santos explicou ainda que o médio, presente no Europeu de sub-21 na Holanda, tem uma história de sobrecarga de jogos e que por isso foi autorizado a folgar até domingo, para depois regressar em pleno.

Com situação indefinida continua Manu, jogador que para já integra o plantel e que será avaliado mais tarde, com o treinador a defender que não existe pressa em tomar decisões.

No plantel da pré-época estarão ainda os juniores Miguel Victor e Romeu Ribeiro, que trabalharão em harmonia com os seniores e quando se justifique regressam ao escalão inferior, sobretudo nos jogos, em situações claramente diferentes de Yu Dabao.

O avançado chinês também integra o plantel principal, mas mais tarde Fernando Santos tomará uma decisão quanto à sua continuidade.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?