O presidente do Varzim, Lopes de Castro, assumiu hoje que o objectivo do clube da Liga de Honra de futebol é a subida à divisão principal, no que apelida de ''ano de todas as provas''.
''O presidente do Varzim é acusado de ser optimista, mas acima de tudo é realista. Honestamente, sócios, jogadores e treinador precisam da Primeira Liga'', afirmou Lopes de Castro à Agência Lusa, durante a apresentação oficial da equipa, que decorreu em A-Ver-o-Mar.
O presidente lançou o repto ao técnico Diamantino Miranda: ''Tem que provar que é um grande treinador na Primeira Liga'', mas o líder da equipa técnica poveira não quis assumir o desafio, limitando-se a prometer ''o melhor possível''.
''Logicamente que o lugar que desejo é o primeiro. Se tivesse o plantel de FC Porto, Sporting ou Benfica assumia já que era o grande candidato, mas como não é assim e, por isso, resta-nos trabalhar'', disse Diamantino Miranda.
Também Alexandre, capitão de equipa, se recusou a assumir a luta pela promoção: ''Temos a obrigação de lutar pelos lugares cimeiros, isso sim, mas a subida decide-se apenas no último terço do campeonato. Todos querem subir, mas ninguém o diz''.
Para o ataque à nova época, o Varzim conta com um orçamento para o futebol profissional de 1,1 milhões de euros, sensivelmente idêntico ao da temporada anterior e, de acordo com Lopes de Castro, há ''estabilidade financeira'', tendo sido regularizadas as dívidas com antigos jogadores.
A equipa técnica continuará a ser liderada por Diamantino Miranda que, chegado a meio da época passada, conseguiu tirar a equipa dos últimos lugares, levando-a à sétima posição no final na Liga de Honra.
Entre os reforços contam-se os nomes de Bruno Conceição (ex-Esmoriz), Marco Postiga (ex-Padroense), Chico (ex-Trofense), Bruno Moreira (ex-Joane), Fredson, Candeias e Ukra (ex-juniores do FC Porto) e o último pode ser o médio ofensivo angolano António Correia, que aguarda visto para prestar provas no clube durante duas semanas.
''Teoricamente pensamos que estamos mais equilibrados. Mantivemos a base do ano passado e temos mais soluções'', defendeu Diamantino Miranda, que lamentou as saídas do guarda-redes Ricardo (para a Académica) e de Mendonça (para o Belenenses).
Os ''alvi-negros'' começam a testar o novo plantel na quarta-feira, em jogo a disputar no terreno do rival Rio Ave, recebendo depois em casa três primodivisonários: Sporting de Braga (13 Julho), Leixões (18) e Académica (21).
LUSA