O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, considerou hoje que o início de preparação dos campeões portugueses de futebol assenta na base da equipa da temporada passada.
Na primeira conferência de imprensa desde o recomeço dos trabalhos - o FC Porto iniciou terça-feira a época 2007/08 -, Jesualdo Ferreira explicou que a primeira semana privilegiou as “grandes cargas físicas e a adaptação e readaptação dos jogadores”.
“Quem tem experiência sabe que a semana foi dura. Os jogadores estão cansados e procurámos reforçar a capacidade muscular após as férias. É na base da equipa do ano passado que estamos a integrar os novos jogadores”, disse Jesualdo Ferreira.
Pela primeira vez a começar uma época como treinador “azul-e-branco”, Jesualdo Ferreira mostrou-se satisfeito com a primeira fase do trabalho e adiantou que o estágio na Holanda, a partir de segunda-feira, terá características diferentes.
“A primeira fase de trabalho terminou bem e o estágio da Holanda terá características diferentes desta semana inicial. Na Holanda vamos trabalhar questões mais tácticas, a subida gradual de forma e a adaptação dos novos jogadores”, revelou.
Jesualdo Ferreira sublinhou ainda que “este é o plantel do FC Porto” e não do treinador e que a filosofia vitoriosa do clube será para manter, até porque “a estrutura base mantém-se” e há apenas a necessidade “de operacionalizar tudo”, inclusive a adaptação dos novos jogadores.
“Temos a estrutura base, à excepção da saída do Anderson, e é com isso que vamos trabalhar. Estamos a cumprir aquilo que pretendemos. O plantel do FC Porto é o nosso. Queria que deixassem de falar do plantel do Jesualdo ou do plantel que apanhei do Adriaanse o ano passado”, explicou.
Segundo o técnico portista, ainda não se pode dizer, no entanto, que o plantel definido, “porque há um conjunto de situações que, neste momento, ainda não estão resolvidas, como vários jogadores ainda em competição”.
O treinador escondeu ainda o jogo relativamente à possibilidade de um novo sistema táctico (o 4x4x2 em substituição do 4x3x3), preferindo exigir aos jogadores novos equilíbrios e “novas dimensões na abordagem ao jogo”.
“O FC Porto jogou numa estrutura táctica o ano passado e foi campeão. Os jogadores estão mais evoluídos e queremos conquistar outras etapas. Tudo isto é um assunto que vai continuar a ser desenvolvido”, explicou.
Jesualdo Ferreira finalizou: “o sistema não é uma preocupação, nem um objectivo definido e claro. Queremos que os jogadores entendam melhor o jogo e que lhe possam dar outra dimensão. É possível que o FC Porto jogue em 4x4x2 ou 4x3x3. Não tenho, para mim, isso como prioridade”.
LUSA