A Espanha, a Zâmbia e o Uruguai garantiram sábado um lugar nos oitavos-de-final do Mundial de futebol de sub-20, tal com o Brasil, que, face aos resultados alheios, ficou a saber que será um dos quatro melhores terceiros.
Necessitada apenas de um empate para seguir em frente, a Espanha superou e eliminou a Jordânia, com um triunfo por 4-2, para o qual muito contribuiu o “hat-trick” de Adrian Lopez (29, 32 e 38 minutos), agora o melhor marcador da prova (quatro tentos).
A formação europeia ainda apanhou um susto, quando os asiáticos apontaram dois tentos no início da segunda metade, por intermédio de Loiy Al Zaideh (48 minutos) e Abdallah Salim (56), mas Marcos Garcia (79) segurou a vitória dos espanhóis no grupo B.
No outro encontro do agrupamento, a Zâmbia conquistou o segundo posto, ao bater o Uruguai, apuramento como um dos quatro melhores terceiros, por 2-0, com tentos de Clifford Mulenga, aos 22 minutos, de grande penalidade, e Rodgers Kola, aos 51.
A ronda de sábado encerrou também o grupo F, no qual as já apuradas formações do Japão e da Nigéria empataram a zero, mantendo-se os asiáticos na primeira posição e os africanos, ainda sem golos sofridos (3-0), na segunda.
Por seu lado, e graças a um tento de Jonathan McDonald, aos 92 minutos, a Costa Rica superou a Escócia por 2-1, resultado que lhe permite ainda sonhar em ser um dos melhores terceiros e que qualificou automaticamente o Brasil para a fase seguinte da prova.
Pablo Herrera apontou, aos 57 minutos, depois de Mark Reynolds dar vantagem aos europeus, aos 18, o outro tento da Costa Rica, que terminou o grupo F com três pontos (2-3 em golos), falhando por um tento a ultrapassagem ao Brasil, terceiro do grupo D, com três pontos e 4-3 em golos, e o apuramento.
Os costa-riquenhos fizeram, no entanto, melhor do que a Coreia do Norte (terceira do grupo E, com apenas dois pontos), cuja eliminação ficou decretada, precisando agora, para seguir em frente, que o Congo não vença hoje o Canadá.
Nos oitavos-de-final já estão, além de Espanha, Zâmbia, Uruguai, Brasil, Japão e Nigéria, o Chile e a Áustria (grupo A), o México (C), os Estados Unidos e a Polónia (D) e a Argentina e a República Checa (E).
Por seu lado, Portugal defronta hoje a Zâmbia, na última ronda do grupo C, e deverá assegurar o apuramento, bastando-lhe o empate, que também qualifica os africanos, sendo que até a derrota, mesmo por muitos golos de diferença, poderá ser suficiente.
LUSA